Lições de Berlim nos guiarão, diz Obama

WASHINGTON, 07 Nov 2014 (AFP) - O presidente americano, Barack Obama, pediu ao mundo nesta sexta-feira que se lembre das lições da Queda do Muro de Berlim, há 25 anos, no momento em que "os atos da Rússia contra a Ucrânia" mostram que ainda há um longo caminho a percorrer.

"Como muitos americanos, nunca me esquecerei das cenas dos habitantes da Berlim Oriental, tomando as ruas, com coragem (...), derrubando o muro que, por tanto tempo, separou-os de sua família e amigos, e do mundo livre", escreveu o presidente americano.

Obama acrescentou que, 25 anos depois, celebra-se "os progressos que foram possíveis pelos acontecimentos dessa noite de novembro".

"A Europa está mais integrada, mais próspera e mais segura", completou.

"Mas, como nos lembram as ações da Rússia contra a Ucrânia, temos mais trabalho a fazer para realizar plenamente nossa visão comum de uma Europa unida, livre e em paz", comentou.

"Na Europa e além dela, onde quer que os cidadãos estejam buscando determinar seu próprio destino, as lições de Berlim nos guiarão", manifestou Obama.

Nesta sexta, Berlim deu a partida nas celebrações pelos 25 anos da Queda do Muro, ocorrida em 9 de novembro de 1989. No domingo, haverá uma grande festa para comemorar esse evento histórico, que levou à reunificação do país 11 meses depois.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos