Topo

Raro exemplar de baleia-branca é avistado na Austrália

Exemplar raro de baleia-jubarte branca é avistado na costa de Sydney. Observadores acreditam que esse possa ser o espécime conhecido como "Migaloo", um animal albino que foi visto pela primeira vez em 1991 - Reprodução/CNN
Exemplar raro de baleia-jubarte branca é avistado na costa de Sydney. Observadores acreditam que esse possa ser o espécime conhecido como "Migaloo", um animal albino que foi visto pela primeira vez em 1991 Imagem: Reprodução/CNN

Em Sydney

20/06/2014 09h07Atualizada em 22/07/2015 13h00

Um exemplar raro de baleia-branca foi avistado na quinta-feira (20) na costa de Sydney e pode se tratar do 'Migaloo', um animal de pele albina que foi visto pela primeira vez em 1991.

"O que posso dizer? Ver a baleia branca Migaloo passar é algo que só ocorre uma vez na vida", explicou Jonas Liebschner, membro de um grupo de observadores de baleias em Sydney que viu o animal passar em frente à costa do subúrbio de Cronulla.

Migaloo quer dizer "a branca" em língua aborígene.

As baleias jubartes estão agora em seu período de migração anual em direção sul, da Antártica às águas mais quentes do estado australiano de Queensland, onde se dirigem para acasalar e dar à luz.

Baleia albina na Austrália - Reprodução/CNN - Reprodução/CNN
Migaloo quer dizer "a branca" em língua aborígene
Imagem: Reprodução/CNN


"Trata-se da única baleia branca conhecida no hemisfério sul", explicou Oskar Peterson, diretor de um centro de pesquisas sobre este tipo de cetáceos.

Um estudo da universidade Southern Cross de 2003 demonstrou que Migaloo é um macho e acredita-se que agora tenha de 28 a 30 anos.

As baleias jubarte podem viver até os 80 anos.