Obama: é vital que se chegue a fundo na morte de Freddie Gray

Em Washington

  • David Goldman/AP

O presidente Barack Obama afirmou nesta sexta-feira (1º) que é vital que se chegue ao fundo da verdade sobre a morte do jovem negro de Baltimore enquanto se encontrava sob custódia da polícia.

"É totalmente vital que se chegue à verdade. É preciso fazer justiça", afirmou Obama, momentos depois de ser anunciado que seis policiais envolvidos no caso terão de responder por homídio.

Obama admitiu que ainda não recebeu detalhes sobre as acusações que serão apresentadas contra os policiais e destacou que não deseja comentar sobre um caso ainda em andamento, mas insistiu na necessidade de esclarecer o ocorrido.

"Os habitantes de Baltimore querem, mais do que qualquer coisa, a verdade. É o que também esperam todos no país", concluiu.

A procuradora de Baltimore anunciou que a morte do jovem negro Freddie Gray quando se encontrava sob custódia policial na cidade de Baltimore foi um homicídio e por isso serão processados seis agentes da polícia envolvidos no crime.

A procuradora Marilyn Mosby já emitiu ordens de prisão para os agentes envolvidos no caso.

"Os resultados de nossa investigação independente, somados ao relatório do exame médico que determinou a morte do sr. Freddie Gray foi um homicídio, nos levam à conclusão de que temos causas prováveis para abrir processos criminais", declarou Mosby em coletiva de imprensa.

Os agentes deverão responder por várias acusações, incluindo homicídio duplamente qualificado.

De acordo com Mosby, os agentes prenderam Gray ilegalmente, já que ele não cometeu crime algum.

O anúncio de Mosby foi recebido com gritos de alegria por manifestantes que acompanhavam a coletiva de imprensa em uma praça diante da prefeitura, que nos últimos dias foi o cenário principal dos protestos antirracistas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos