Topo

Trump manifesta "total apoio" a Bolsonaro e Brasil no combate aos incêndios

27/08/2019 12h32

O presidente americano Donald Trump elogiou hoje os esforços do presidente brasileiro Jair Bolsonaro para combater incêndios na Amazônia, observando que sua administração tem o "apoio total e completo" dos Estados Unidos.

Os comentários de Trump no Twitter acontecem em meio ao alarme mundial sobre os incêndios em uma região vital para o ambiente global e uma troca de hostilidades entre Bolsonaro e o presidente da França, Emmanuel Macron.

"Conheci bem o presidente Jair Bolsonaro por nosso relacionamento com o Brasil. Ele está trabalhando duro nos incêndios na Amazônia e, em todos os aspectos, está fazendo um ótimo trabalho para o povo brasileiro. Não é fácil. Ele e seu país têm o apoio total e completo dos Estados Unidos!", tuitou Trump.

Pouco tempo depois, Bolsonaro agradeceu ao presidente dos Estados Unidos pelo apoio e afirmou que a campanha de "fake news" fabricada contra a soberania brasileira não vai prosperar.

O apoio manifestado por Trump vem em um momento em que Bolsonaro está no centro de um embate com a França. Hoje, o presidente disse que pode discutir o recebimento de US$ 20 milhões (cerca de R$ 83 milhões) oferecidos pelo G7 para a Amazônia se o presidente francês, Emmanuel Macron, lhe pedir desculpas. Na noite de ontem, o Palácio do Planalto havia informado que o dinheiro seria rejeitado.

Bolsonaro e o presidente francês têm trocado críticas na questão da preservação da Amazônia. Macron disse ontem esperar que "os brasileiros tenham logo um presidente que se comporte à altura". A fala foi uma resposta a um comentário de Bolsonaro sobre a primeira-dama francesa, Brigitte Macron.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Meio Ambiente