Biden diz que planeja conversar com o presidente Xi
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta terça-feira (21) que planeja conversar com seu colega chinês Xi Jinping, enquanto considera suspender algumas tarifas impostas a Pequim em uma tentativa de aliviar a inflação americana.
"Planejo ter uma conversa com o presidente Xi. Ainda não definimos quando", revelou Biden a repórteres. No fim de semana, Biden informou que uma ligação seria feita "em breve".
As conversas mais recentes entre os dois líderes datam de 18 de março, quando Biden alertou Xi sobre a inconveniência de ajudar a Rússia na invasão da Ucrânia.
Sob o mandato do presidente Donald Trump, tarifas de 25% foram impostas às exportações chinesas no valor de bilhões de dólares.
As sanções visavam punir o que os Estados Unidos consideram práticas comerciais chinesas desleais e proteger os produtores americanos.
A medida era politicamente popular na época, mas com a inflação atingindo máximas de 40 anos nos Estados Unidos, Biden tenta agora encontrar maneiras de aliviar a pressão sobre os preços e disse que está considerando cortar tarifas.
A secretária do Tesouro, Janet Yelen, está entre os funcionários do governo que disseram que a flexibilização das tarifas poderia ajudar a controlar a inflação.
Uma ligação entre Biden e Xi num futuro próximo já era esperada, em parte porque as tarifas da era Trump devem expirar em julho, a menos que sejam renovadas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.