EUA confrontam China e vendem armas antitanque a Taiwan por US$ 180 milhões
O Departamento de Estado americano aprovou a venda para Taiwan de sistemas antitanque por US$ 180 milhões, informou o Pentágono.
A venda inclui sistemas de lançamento de munição antitanque Volcano, caminhões de carga, munição, pacotes de apoio logístico e outros serviços relacionados, de acordo com um comunicado do Pentágono.
"A proposta de venda atende aos interesses nacionais, econômicos e de segurança dos Estados Unidos, apoiando os esforços contínuos do destinatário para modernizar suas Forças Armadas e manter uma capacidade defensiva confiável", afirma a nota.
O governo da China considera Taiwan, que tem um governo democrático, parte de seu território, e se tornou mais agressivo a respeito da ilha durante a presidência de Xi Jinping.
Pequim protestou este ano contra as visitas de políticos americanos e de outros países a Taiwan.
Em agosto, o país organizou exercícios militares para protestar contra a viagem da presidente da Câmara de Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.
O presidente Joe Biden promulgou na semana passada uma lei de gastos de defesa que inclui até 10 bilhões de dólares em apoio militar a Taiwan.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.