Biden chama ameaça de Trump contra Otan de 'vergonhosa'
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, classificou como "tolo" e "vergonhoso" um comentário de Donald Trump sobre a Otan, segundo o qual o magnata republicano encorajaria a Rússia a atacar os países membros da Aliança que não cumprirem com seus compromissos financeiros.
"É tolo. É vergonhoso. É perigoso. É anti-americano", disse Biden na Casa Branca.
"Quando [Trump] olha para a Otan, ele não vê uma aliança que protege os Estados Unidos e o mundo. Ele vê uma fraude", acrescentou.
Trump costuma criticar os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) por não cumprirem seus compromissos de gastos militares.
No sábado passado, o ex-presidente recordou uma conversa com um líder não identificado durante uma reunião da Otan.
"O presidente de um país grande se levantou e perguntou: 'Bem, senhor, se não pagarmos e a Rússia nos atacar, você nos protegeria?'", relatou Trump.
"Eu não os protegeria. Pelo contrário, encorajaria [a Rússia] a fazer o que quisesse. Eles têm que pagar, têm que pagar suas contas", acrescentou.
Na segunda-feira, Trump afirmou ter sido o responsável por tornar a Otan "forte" durante seu mandato.
"TORNEI A Otan FORTE, e até os RINOS e os democratas de extrema esquerda reconhecem isso", escreveu na rede Truth Social, usando o acrônimo que alguns conservadores atribuem a outros republicanos do partido: Republicano só de nome (Republicans in Name Only).
"Quando eu disse aos 20 países que não estavam pagando sua parte justa, que tinham que PAGAR, e disse que se não o fizessem, não teriam proteção militar dos Estados Unidos, o dinheiro chegou em abundância", afirmou.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.