Chuvas

Câmara de São Paulo aprova torpedo para alertar enchente

Em São Paulo

  • Fabiana Uchinaka/UOL

    Carros são arrastados pela água durante temporal que alagou a rua Ibijaú, em Moema, na zona sul de São Paulo, no dia 8 de março de 2013

    Carros são arrastados pela água durante temporal que alagou a rua Ibijaú, em Moema, na zona sul de São Paulo, no dia 8 de março de 2013

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou no início da noite desta quinta-feira (16) projeto de lei que obriga a Prefeitura de São Paulo a enviar torpedos por celular para alertar contribuintes sobre enchentes. Hoje essas informações são monitoradas pela CET.

O programa para envio de mensagens SMS sobre pontos de alagamentos e temporais chegou a funcionar por meio de um projeto piloto em 2011 no Jardim Helena, na zona leste --alguns moradores à época foram cadastrados e recebiam os alertas de chuvas.

A proposta do vereador Ricardo Young (PPS) teve apoio de todas as bancadas e deve ser sancionada pelo prefeito Fernando Haddad (PT). O texto prevê que os avisos sejam feitos a pessoas cadastradas no site do governo com antecedência mínima de 24 horas e máxima de 2 horas.

Os vereadores paulistanos também aprovaram, em votação única e simbólica, a concessão de título de cidadão paulistano para o presidente da Fifa, Joseph Blatter. A proposta, do vereador Reis (PT), também não teve obstruções.

O projeto dos vereadores Goulart (PSD) e Trípoli (PV) que autoriza o sepultamento de cães e gatos nos cemitérios municipais passou em primeira votação. Pela proposta, os donos de jazigos vão poder enterrar seus animais domésticos com permissão do governo municipal. A segunda votação deve acontecer antes do final do primeiro semestre --o projeto também deve virar lei sancionada pelo prefeito.

Chuvas em São Paulo
Chuvas em São Paulo

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos