Topo

Esse conteúdo é antigo

Concentração de CO2 na atmosfera bate recorde em 2018

Concentração de metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) também aumentou acima da média da última década - Getty Imagens
Concentração de metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) também aumentou acima da média da última década Imagem: Getty Imagens

25/11/2019 17h53

ROMA, 25 NOV (ANSA) - O nível de concentração de gases do efeito estufa, fenômeno responsável pelo aquecimento global e pela crise climática no planeta, bateu recorde em 2018, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (25) pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), órgão ligado às Nações Unidas (ONU).

Segundo o boletim, a concentração média de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera atingiu 407,8 partes por milhão (ppm) em 2018, contra 405,5 ppm no ano anterior. Isso representa um crescimento de 147% em relação a 1750, na era pré-industrial.

Ainda de acordo com a OMM, a concentração de metano (CH4) e óxido nitroso (N2O) também aumentou acima da média da última década, como comprovam observações feitas pela rede Global Atmosphere Watch, que compreende estações no Ártico, em montanhas e ilhas tropicais.

Desde 1990, o mundo acumula um crescimento de 43% no forçamento radiativo positivo por parte dos gases de efeito estufa de longa duração, índice que calcula a perturbação de energia na atmosfera terrestre - um número positivo indica superaquecimento do planeta.

"Não há sinal de desaceleração, quanto menos de queda", afirmou o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.

Segundo a entidade, esse cenário se traduz em "impactos cada vez mais graves, com temperaturas em aumento, condições meteorológicas mais extremas, estresse hídrico, crescimento do nível do mar e perturbação dos ecossistemas marinhos e terrestres".

"Devemos traduzir os compromissos em ações e aumentar o nível de ambição, pelo bem do futuro da humanidade", acrescentou Taalas.

De acordo com o secretário-geral, a última vez que a Terra registrou índices semelhantes de concentração de CO2 foi entre 3 milhões e 5 milhões de anos atrás.

Os números foram divulgados às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP25, que acontece de 2 a 13 de dezembro, em Madri, na Espanha. O evento reunirá representantes de todos os países do mundo para tentar colocar em prática as metas do Acordo de Paris, assinado em 2015 e que ainda não foi capaz de reduzir o ritmo de aquecimento do planeta.

O tratado tem como objetivo manter o aumento da temperatura média do planeta inferior a 2ºC acima dos níveis pré-industriais, com esforços para limitar esse crescimento a 1,5ªC.