Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump fez viagem sabendo que assessora estava com covid-19

21.fev.2018 - Assessora da campanha de Donald Trump, Hope Hicks - Mandel Ngan/AFP
21.fev.2018 - Assessora da campanha de Donald Trump, Hope Hicks Imagem: Mandel Ngan/AFP

02/10/2020 13h31

O chefe de Gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, confirmou que o presidente Donald Trump sabia que a conselheira Hope Hicks tinha testado positivo para o novo coronavírus (Sars-CoV-2) antes de embarcar em uma viagem de helicóptero para um evento eleitoral em Nova Jersey.

Muitos apontam que Hicks tenha sido a "transmissora" da Covid-19 para o mandatário. Segundo Meadows, "algumas pessoas" da equipe que tinham entrado em contato com a assessora deixaram a aeronave antes de partir, mas Trump decidiu ir e participar da ação para recolher fundos para sua campanha à reeleição nesta quinta-feira (1º).

Ao falar com os jornalistas, o chefe de Gabinete desconversou e não respondeu se Trump e sua esposa, Melania, estão tomando a hidroxicloroquina, o medicamento alardeado pelo presidente como a "cura" para o novo coronavírus, mesmo sem comprovação científica. Em uma entrevista, o mandatário chegou a dizer que estava tomando a droga para "prevenir" a doença.

Sobre a saúde do presidente e da primeira-dama, Meadows ressaltou que os dois estão com sintomas leves e continuam trabalhando normalmente, mas em isolamento.

"O povo norte-americano pode ficar tranquilo que temos um presidente que, não só está trabalhando, como permanecerá no trabalho. E estou otimista que ele terá uma recuperação muito rápida. Ele está bem humorado também", acrescentou.

A informação foi confirmada também por Melania, que usou seu Twitter para dizer que tinha "sintomas leves, mas, em geral, eu estou me sentindo bem".

Segundo a Casa Branca, o filho do casal, Barron Trump, testou negativo para a doença. Já a "CNN", informou que Ivanka Trump e Jared Kushner, que trabalham na sede do governo, também não contraíram o vírus.

O presidente norte-americano, que tem 74 anos, anunciou na noite desta quinta-feira (1º) que ele e a esposa haviam testado positivo para a Covid-19 e que estavam já respeitando o isolamento social. A divulgação foi feita dois dias após o debate eleitoral com Joe Biden e o candidato democrata anunciou nesta sexta-feira que testou negativo para a doença.

"Eu estou feliz em dizer que Jill e eu testamos negativos para Covid. Obrigado a todos por suas mensagens de preocupação. Eu espero que isso sirva como um alerta: use máscara, mantenha o distanciamento social, e lave as mãos", escreveu em seu Twitter.