Topo

Esse conteúdo é antigo

Papa Francisco desiste de ir à COP26 em 31 de outubro

Papa Francisco desiste de ir à COP26 em 31 de outubro - Filippo Monteforte/AFP
Papa Francisco desiste de ir à COP26 em 31 de outubro Imagem: Filippo Monteforte/AFP

08/10/2021 08h18Atualizada em 08/10/2021 08h56

O papa Francisco desistiu de participar da próxima conferência climática das Nações Unidas, a COP26, e enviará em seu lugar o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira (8) pelo porta-voz da Santa Sé, Matteo Bruni. "Posso esclarecer que a delegação será guiada pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado de Sua Santidade", declarou.

Há pouco mais de um mês, o próprio Papa havia dito à rádio espanhola Cope que iria à COP26, evento marcado para 31 de outubro a 12 de novembro, em Glasgow, no Reino Unido, mas com a ressalva de que a viagem dependeria de suas condições.

"Em princípio, o programado é que eu vá [à COP26]. Tudo depende de como estarei me sentindo naquele momento. Mas, de fato, meu discurso já está sendo preparado", afirmou Jorge Bergoglio na ocasião. A participação do Papa na conferência também tinha sido ventilada pela Conferência Episcopal da Escócia em julho.

O porta-voz do Vaticano, no entanto, não explicou por que Francisco não viajará a Glasgow nem especificou se o pontífice fará um discurso virtual na COP. Bergoglio passou por uma cirurgia no cólon há cerca de três meses e já fez uma viagem a Hungria e Eslováquia em setembro.

A crise climática é tema frequente nos discursos do Papa, que já escreveu até uma encíclica sobre o assunto, a "Louvado seja", na qual ele defende a criação de um modelo de desenvolvimento que também proteja o meio ambiente.