Topo

Esse conteúdo é antigo

Itália estenderá dose de reforço contra a covid-19 para adolescentes neste mês

A Itália está vacinando crianças entre 5 e 11 anos - iStock
A Itália está vacinando crianças entre 5 e 11 anos Imagem: iStock

Da Ansa

24/12/2021 09h50Atualizada em 24/12/2021 10h56

O governo italiano divulgou nesta sexta-feira (24) que estenderá a aplicação da dose de reforço contra a covid-19 para jovens entre 16 e 17 anos e adolescentes com comorbidades de 12 a 15 anos.

A medida foi anunciada em comunicado do Ministério da Saúde da Itália e entrará em vigor a partir de 27 de dezembro.

Já a aplicação da terceira dose da vacina anti-covid para adolescentes saudáveis entre 12 e 15 anos ainda será avaliada pela Agência Italiana de Medicamentos (Aifa) até o fim do próximo mês de janeiro.

"Aguardamos uma indicação da Aifa. A comunidade científica está trabalhando e assim que tivermos essa indicação devemos estar prontos para prosseguir com as administrações", disse o subsecretário do Ministério da Saúde, Andrea Costa, em entrevista à Rádio 24.

Um relatório divulgado pelo governo italiano mostrou que mais de 75% dos jovens entre 12 e 19 anos já receberam pelo menos a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus no país. Além deste grupo, a Itália está vacinando crianças entre 5 e 11 anos.

Para esta última faixa etária, porém, a vacinação é feita exclusivamente com o imunizante da Biontech/Pfizer, com uma dosagem menor: 10 microgramas por dose, contra 30 microgramas para as pessoas a partir de 12 anos.

A pandemia de covid-19 na Itália vem sofrendo um recrudescimento desde a segunda metade de outubro, com números que já se aproximam da última onda registrada. O aumento nas infecções levou o governo a reintroduzir medidas protetivas, como o uso de máscara ao ar livre.