Topo

Nova avalanche deixa pelo menos dois mortos no extremo norte da Itália

Autoridades alertaram do risco de avalanches na região de Vallelunga após as fortes nevascas que atingiram a área - cnsas_official/Reprodução
Autoridades alertaram do risco de avalanches na região de Vallelunga após as fortes nevascas que atingiram a área Imagem: cnsas_official/Reprodução

02/04/2023 13h31Atualizada em 02/04/2023 13h31

Pelo menos dois alpinistas morreram neste domingo (2) em uma avalanche em Vallelunga, perto de Passo Resia, na região de Trentino-Alto Ádige.

O descolamento de neve atingiu um grupo de sete pessoas, deixando uma delas gravemente ferida, a cerca de 2.700 metros acima do nível do mar, no pico Tiergartenspitz. Todos são de Val Venosta.

As vítimas são uma mulher de 46 anos e um homem de 67 anos que não resistiram após serem resgatadas sob um metro de neve. Um jovem de 27 anos de Sluderno está internado no hospital de Bolzano com hipotermia.

As autoridades locais alertaram que, após as nevascas dos últimos dias ao longo do cume fronteiriço, o perigo de avalanche em Vallelunga é considerado atualmente grau 3 de 5.

Hoje, o corpo de outros dois esquiadores italianos de Turim foram localizados após uma avalanche na área do Chateau des Dames, uma montanha no Valtournenche, no último sábado.

As vítimas, identificadas como Gabriele Del Carlos, 39 anos, e Velio Coviello, 38, escalaram a montanha ontem de manhã, mas não voltaram, então seus amigos acionaram as autoridades. Os corpos estavam enterrados a cerca de três metros de neve.

De acordo com as equipes de resgate, a avalanche foi provocada por um destacamento espontâneo.