Conteúdo publicado há 3 meses

Presidente do Chile anuncia medidas para afetados por incêndios

O presidente chileno, Gabriel Boric, anunciou nesta terça-feira (6) novas medidas para as milhares de vítimas dos incêndios florestais que afetam vários pontos da região de Valparaíso e que já causaram 131 mortes.

Segundo dados divulgados, as autoridades locais conseguiram identificar 35 corpos do número total e ao menos 82 autópsias foram realizadas.

Boric destacou a importância dos afetados pelos incêndios de preencherem a Ficha Básica de Emergência (FIBE) e indicou que, em todas as residências atingidas, a empresa de saúde Esval suspenderá a cobrança do serviço durante os meses de fevereiro e março, "para que as pessoas possam ter este serviço sem se preocupar com a conta". Esta medida beneficiará 9,2 mil lares.

O líder chileno ainda nomeou a ministra do Desenvolvimento Social, Javiera Toro, como responsável pela reconstrução das áreas afetadas pelos incêndios florestais no centro do país.

"Além disso, nos próximos dias será anunciado o responsável técnico do processo de reconstrução", escreveu ele na rede X (antigo Twitter), acrescentando que "com um trabalho conjunto realizaremos esta tarefa".

Já a ministra de Obras Públicas, Jessica López, ficará encarregada de coordenar a chegada de máquinas pesadas para ajudar na limpeza dos terrenos. Atualmente existem 157 máquinas em operação e 200 são esperadas nas próximas horas.

Entretanto, a Defesa Nacional terá um oficial de ligação em cada uma das regiões atingidas pelo fogo para coordenar a segurança de forma mais direta, especialmente à noite.

Em relação a isso, Boric afirmou que as autoridades chilenas receberam "denúncias de pessoas que tentam acender fogueiras" e vai "encontrar essas pessoas miseráveis e colocá-las atrás das grades".

"O dano que [eles] causaram é imensurável, vamos nos levantar mais uma vez, é assim que os chilenos são, somos resilientes, somos solidários, agradeço aos voluntários, às organizações, à sociedade civil, aos que estão ajudando quem precisa deles", completou.

Deixe seu comentário

Só para assinantes