Topo

O apelo de crianças órfãs em meio ao fogo cruzado em Aleppo

15/12/2016 14h27

Um vídeo em que um grupo de 47 crianças órfãs pede para sair da cidade sitiada de Aleppo se transformou em mais um exemplo da dramática situação da população civil no local.

As crianças falam sobre seu medo diante de ataques aéreos e da artilharia e imploram para serem retiradas com segurança da cidade, palco de um ofensiva das tropas leais ao presidente sírio, Bashar al-Assad.

Nos últimos dias, negociações para um cessar-fogo que possibilitasse a chegada de ajuda humanitária a Aleppo fracassaram, mas na tarde desta quinta-feira a Cruz Vermelha anunciou o início de uma operação de retirada.

A organização calcula que pelo menos 50 mil pessoas estejam isoladas na região leste da cidade.

De acordo com a agência de notícias Reuters, um comboio de ônibus foi visto deixando Aleppo.

O conflito na Síria chegou à cidade em 2012, e desde então ela tem sido palco de grandes batalhas entre rebeldes e soldados leais a Assad.

Mas desde novembro, as forças governistas iniciaram uma ofensiva que empurrou os rebeldes para uma pequena área de 2,5 quilômetros quadrados.

Nos últimos dias, moradores de Aleppo vêm manifestando o temor de se tornarem alvo de atos de violência por parte dos combatentes a serviço de Assad.

Os rebeldes negociam com o governo sírio para eventualmente deixar a cidade de forma pacífica.