Topo

O batizado que terminou em velório de 11 pessoas após terremoto no México

Depois da tragédia na igreja, familiares e amigos da família realizam um enterro coletivo na cidade - Reuters
Depois da tragédia na igreja, familiares e amigos da família realizam um enterro coletivo na cidade Imagem: Reuters

22/09/2017 08h06

Um batizado de uma bebê de dois meses resultou na morte trágica de 12 pessoas em uma igreja após o terremoto no México de terça-feira.

Por causa do abalo sísmico de 7,1 de magnitude que atingiu o país, o teto caiu e soterrou membros de uma família em Atzala, uma cidade de Puebla, Estado no leste do país.

A cerimônia, prevista para às 13h locais, havia acabado de começar quando o terremoto derrubou a cúpula da igreja Apóstolo Santiago, que caiu sobre as pessoas presentes.

A bebê que ia ser batizada, sua irmã de três anos, sua mãe e seus padrinhos morreram. O pai foi levado ao hospital em estado grave.

Segundo Paulo Carvajal, porta-voz da arquidiocese de Puebla, o padre e o sacristão saíram ilesos, escapando por uma porta na parte de trás da igreja.

O padre "está bem, embora preocupado", disse Carvajal à BBC Mundo.

O abalo sísmico derrubou a cúpula da igreja do Apóstolo Santiago em Atzala, Puebla - EPA/Francisco Guasco - EPA/Francisco Guasco
O abalo sísmico derrubou a cúpula da igreja do Apóstolo Santiago em Atzala, Puebla
Imagem: EPA/Francisco Guasco
De acordo com jornais locais, habitantes de Atzala se mobilizaram para procurar sobreviventes sob os escombros. O cortejo fúnebre das vítimas parou a cidade na quarta, quando 11 integrantes da família foram enterrados.

A décima segunda vítima, Jacinto Roldán Capistrán, funcionário da prefeitura de Chietla, foi enterrado neste município, a 4 km de Atzala.

O número de mortos no batizado, 12, é equivalente ao total de mortos na cidade inteira no ano de 2014, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e Geografia do México. A cidade tem 1.326 habitantes.

Entre os mortos, estão a bebê que ia ser batizada, sua irmã de três anos, sua mãe e seus padrinho - Reuters - Reuters
Entre os mortos, estão a bebê que ia ser batizada, sua irmã de três anos, sua mãe e seus padrinho
Imagem: Reuters
Segundo Carvajal, 163 igrejas de Puebla foram afetadas. O templo Apóstolo Santiago, de Atzala, foi construído no século 17.

No Estado de Puebla, ao menos 45 pessoas morreram. O terremoto no México provocou a morte de ao menos 286 pessoas, segundo o coordenador nacional de Proteção Civil do país, Luis Felipe Puente.