Topo

Esse conteúdo é antigo

Irã 'derrubou acidentalmente avião ucraniano', diz imprensa dos EUA

Avião da Ukranian International Airlines levava 176 pessoas quando caiu perto de Teerã, na quarta-feira - Reuters
Avião da Ukranian International Airlines levava 176 pessoas quando caiu perto de Teerã, na quarta-feira Imagem: Reuters

09/01/2020 15h11

Segundo a rede de TV CBS, Boeing da Ukrainian International Airlines que transportava 176 pessoas foi alvejado por um míssil lançado por forças iranianas.

O Irã acidentalmente derrubou o avião ucraniano que caiu na quarta-feira (08) perto de Teerã com 176 pessoas a bordo, segundo a rede de TV americana CBS.

Autoridades do governo americano acreditam que o Boeing 737-800 da Ukrainian International Airlines foi alvejado por um míssil.

O governo da Ucrânia disse que estava investigando se a aeronave havia sido atingida por um míssil, mas o Irã descartou essa possibilidade.

O acidente ocorreu horas após o Irã disparar mísseis contra duas bases militares que abrigam forças dos EUA no Iraque.

A CBS, que citou agentes de inteligência dos EUA, diz que um satélite detectou dois lançamentos de mísseis seguidos por uma explosão.

A revista americana Newsweek citou funcionários do Pentágono e da inteligência dos EUA, bem como funcionários do governo iraquiano, que disseram acreditar que o avião ucraniano foi atingido por um míssil Tor, fabricado na Rússia.

Nesta quinta-feira, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse "tenho minhas suspeitas" a respeito da queda do avião. "Alguém pode ter cometido um erro", disse ele.