Xi Jinping fecha Assembleia com primeiro discurso como presidente da China

Em Pequim (China)

  • Wang Zhao/AFP

    O novo presidente da China, Xi Jinping, faz seu primeiro discurso como mandatário do país e disse que vai lutar por um "grande renascimento da China"

    O novo presidente da China, Xi Jinping, faz seu primeiro discurso como mandatário do país e disse que vai lutar por um "grande renascimento da China"

Xi Jinping encerrou neste domingo (17) a Assembleia Nacional Popular (ANP) - que começou no último dia 5 março e o nomeou oficialmente como presidente do país - com seu primeiro discurso como chefe de Estado, no qual enfatizou a necessidade da busca do "sonho chinês".

Xi pronunciou o discurso, de pouco mais de meia hora, para os quase 3 mil deputados que formam o Legislativo chinês, reunidos no Grande Salão do Povo em Pequim.

"Para alcançar o sonho chinês, a China deve seguir seu próprio caminho", destacou Xi, em mensagem similar a que fez em novembro passado, quando foi nomeado secretário-geral do Partido Comunista da China (PCCh) em seu 18º Congresso.

"Esse caminho combina o espírito da nação com o patriotismo como base", disse, em referência a Taiwan e Hong Kong.

"O patriotismo sempre foi a 'cola' que manteve o povo chinês unido", acrescentou.

O líder insistiu que toda a sociedade deve fazer "esforços persistentes para impulsionar a grande causa socialista com características chinesas", e destacou que vai trabalhar para melhorar a "qualidade de vida" da população do país asiático.

Xi, que enalteceu "a sabedoria política" de seu antecessor, Hu Jintao, se comprometeu, além disso, a "combater a corrupção" e enfatizou que acabará com os "luxos e excessos", depois que o governo aprovou normas para proibir banquetes e cortar despesas dos funcionários públicos.

"Devemos rejeitar de forma resolutiva o hedonismo e a extravagância, e lutar contra a corrupção e outras condutas deste tipo", disse Xi, também presidente da Comissão Militar Central do país asiático.

Por último, o líder destacou que, como país "chave" no panorama global, a China está comprometida com o desenvolvimento pacífico e a promoção da "amizade com o resto do mundo", assim como havia dito em outras ocasiões.

Durante a cerimônia, conduzida por Zhang Dejiang, o novo presidente da Assembleia, foram votados também os orçamentos (centrais e locais) para 2013 e outros documentos, entre eles os relatórios anuais do Supremo Tribunal Popular e da Procuradoria Popular.

Xi foi nomeado presidente da China na quinta-feira passada (14), um dia antes de Li Keqiang substituir Wen Jiabao como primeiro-ministro da potência asiática.

Os dois vão comandar o governo da segunda maior economia do mundo durante os próximos dez anos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos