Topo

França já prendeu 13 suspeitos de envolvimento com ataques

Na sexta, a polícia francesa prendeu jovens em uma moto quando eles se aproximavam de um mercado kosher (judaico)  - Youssef Boudlal/Reuters
Na sexta, a polícia francesa prendeu jovens em uma moto quando eles se aproximavam de um mercado kosher (judaico) Imagem: Youssef Boudlal/Reuters

Em Paris

10/01/2015 11h43

A polícia prendeu até agora 13 pessoas suspeitas de terem envolvimento com os três atentados registrados esta semana na França, que deixaram 17 mortos sem contar os três terroristas.

As fontes judiciais esclareceram que são pessoas do entorno dos jihadistas, mas não deram detalhes sobre a identidade dos detidos ou os locais de detenção.

A polícia não deu ainda por finalizada a busca de cúmplices dos irmãos Saïd e Chérif Kouachi, que mataram na quarta-feira 12 pessoas na revista "Charlie Hebdo", e de Amedy Coulibaly, que ontem manteve 15 reféns em um mercado kosher (judaico) de Paris e que na quinta-feira tinha matado uma policial.

Quem é especialmente procurada é Hayat Boummedienne, 26, namorada de Coulibaly, 32, e amiga de Chérif Kouachi, o mais novo dos irmãos, e da esposa dele, Izzana Hamyd, que já teria sido detida, segundo a imprensa francesa.

A justiça francesa quebrou o sigilo telefônico de Boummedienne, que trocou mais de 500 ligações com Hamyd em 2014, o que, destacou ontem a promotoria de Paris, demonstra os "vínculos constantes e sustentados entre os dois casais".

O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, anunciou que irá reforçar o dispositivo de proteção antiterrorista Vigipirate com meios adicionais para proteger certas instituições e lugares de culto, enquanto o primeiro-ministro, Manuel Valls, ressaltou que a mobilização do Estado "é indispensável".

Reflexo do clima de tensão que a França ainda vive é a sucessão de falsos alertas de bomba nas últimas horas, como uma que levou hoje a evacuar um hotel do complexo Eurodisney, ao leste de Paris, situação que já foi normalizada.