Rajoy delega à sua vice-primeira-ministra funções de chefe do Executivo catalão
Madri, 28 out (EFE).- O primeiro-ministro do governo da Espanha, Mariano Rajoy, delegou neste sábado (28) à sua vice-primeira-ministra, Soraya Sáenz de Santamaría, as funções e competências de chefe do Executivo da região da Catalunha, após a remoção de seu até agora titular, Carles Puigdemont.
A determinação consta do real decreto que designa órgãos e autoridades encarregadas de dar cumprimento às medidas estipuladas nesta sexta-feira pelo Conselho de Ministros para restabelecer a legalidade constitucional na Catalunha, horas depois que seu parlamento regional aprovou uma declaração de independência.
Veja também:
- Presidente catalão destituído fala em 'resistência democrática'
- Catalunha acorda sob tutela de Madri após declarar independência
- Veja as medidas de Rajoy para intervir na autonomia da Catalunha
- Baixa adesão popular é inédita em referendos para "criar" país na Europa
O governo espanhol decretou então a remoção de todo o gabinete de Puigdemont e Rajoy decidiu dissolver o parlamento regional para convocar eleições autônomas para o dia 21 de dezembro.
Durante a madrugada passada o Diário Oficial do Estado espanhol publicou essas medidas, entre as quais a que determina que o primeiro-ministro do governo assume as funções e competências que correspondem ao presidente da Generalitat (Executivo) da Catalunha.
Porém, em outro artigo do decreto se especifica que Rajoy delega essas funções à vice-primeira-ministra Soraya Sáenz de Santamaría.
Quanto às eleições regionais, a campanha se desenvolverá entre os dias 5 e 19 de dezembro e a votação será no dia 21 desse mês.
Além disso, está previsto que durante este sábado aconteça uma reunião de secretários de Estado e subsecretários espanhóis para analisar as funções assumidas pelos diversos ministérios do governo central em cada uma das secretarias regionais catalãs.
Essas funções autônomas passam a ser desempenhadas pelos ministérios em aplicação do artigo 155 da Constituição e depois que o governo de Rajoy obteve a preceptiva autorização do Senado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.