Topo

López Obrador vence eleições do México, segundo pesquisas de boca de urna

01/07/2018 22h54

Cidade do México, 1 jul (EFE).- O esquerdista Andrés Manuel López Obrador do Movimento Regeneração Nacional (Morena) venceu as eleições presidenciais do México com folgada diferença sobre seus oponentes, de acordo com pesquisas de boca de urna.

A cerca de 20 pontos de distância, com entre 27% e 23% dos votos, ficaria em segundo lugar Ricardo Anaya do conservador Partido Ação Nacional (PAN) e na terceira posição José Antonio Meade do governista Partido Revolucionário Institucional (PRI), com entre 22% e 26% dos votos.

Em entrevista coletiva, Meade reconheceu que as "tendências não favorecem o PRI" e desejou a López Obrador o "melhor dos sucessos".

O reconhecimento tão rápido da derrota em função das tendências das pesquisas de boca de urna constitui um fato sem precedentes nas eleições mexicanas.

Igualmente confirma as pesquisas de opinião que sempre davam a vitória a López Obrador com uma diferença de 20 pontos sobre Ricardo Anaya.

Os primeiros dados do Instituto Nacional Eleitoral (INE) com base nas primeiras atas, dão a López Obrador 42,8% dos votos, a Anaya 29,3% e a Meade 18%.

Além disso, uma pesquisa divulgada pela "Tv AZTECA" dá a López Obrador 51% dos votos, seguido por 23% de Anaya e 18% de Meade.

Com base nestes dados, se confirmaria a sensível queda dos governistas do PRI neste pleito, afetados por um mandato de Enrique Peña Nieto (2012-2018) marcado pelos escândalos de corrupção e uma onda de violência.

O conservador Anaya também não teria conseguido convencer o eleitorado e capitalizar o voto útil que era disputado com o PRI, formado por todos os cidadãos contrários a López Obrador.

No fechamento das seções eleitorais, o presidente do INE, Lorenzo Córdova, destacou que neste pleito houve uma "votação em massa" e que foi uma "festa cívica".

Além disso, disse que esta foi um "dia exemplar" com incidentes "isolados" e devidamente atendidos por pessoal do INE.

Segundo dados do órgão, a participação foi de perto de 61% do eleitorado.

Cerca de 89 milhões de mexicanos votaram para escolher mais de 3.400 cargos públicos, entre eles o presidente, o chefe de Governo da Cidade do México, deputados e senadores.