Manifestantes tentam entrar na sede do Parlamento de Hong Kong
Dezenas de manifestantes tentaram entrar hoje na sede do Conselho Legislativo de Hong Kong quebrando vidros e portas do prédio após a grande manifestação realizada hoje por causa do aniversário da transferência para a China da soberania sobre a ex-colônia.
Centenas de pessoas se reuniram em frente ao Parlamento de Hong Kong e, em um dado momento, um grupo rompeu as barreiras de aço de proteção e as usaram como aríete para destruir os vidros e tentar entrar no prédio, sem que a polícia tentasse impedir.
Imediatamente depois de derrubar a cerca de aço e começar a tentar abrir as portas do edifício, outros manifestantes cobriram estes com dezenas de guarda-chuvas para impedir que as câmeras gravassem seus rostos e pudessem ser identificados posteriormente.
Os que desviavam do percurso autorizado da manifestação para comparecer à sede parlamentar recebiam máscaras - a polícia já utilizou gás lacrimogêneo para dispersar protestos nas últimas semanas - e alguns capacetes por parte dos organizadores.
Após uma meia hora de assédio, os cerca de mil manifestantes reunidos diante do Conselho Legislativo ainda aguardavam a abertura das portas do edifício, reforçadas com vidros blindados.
Para isso, os manifestantes utilizaram canos de ferro, barras metálicas, tijolos e pedras, ao mesmo tempo que eram animados pelos simpatizantes reunidos no Parque Tamar, onde fica o edifício, próximo também à sede do Governo.
A manifestação, na qual participaram centenas de milhares de pessoas, foi convocada em protesto pela excessiva ingerência de Pequim no governo da cidade e para exigir a retirada do polêmico projeto de lei de extradição e a renúncia da chefe do Executivo local, Carrie Lam.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.