Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump descarta falha mecânica em queda de avião ucraniano no Irã

Declaração de Trump foi feita depois de a imprensa dos EUA noticiar que o avião pode ter sido derrubado por mísseis do Irã - Saul Loeb/AFP
Declaração de Trump foi feita depois de a imprensa dos EUA noticiar que o avião pode ter sido derrubado por mísseis do Irã Imagem: Saul Loeb/AFP

09/01/2020 16h19

Washington, 9 jan (EFE) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que a queda do avião ucraniano com 176 pessoas a bordo no Irã não ocorreu por uma falha mecânica, mas não quis esclarecer qual foi a causa do incidente.

"Algumas dizem que foi (uma falha mecânica), pessoalmente não creio que essa seja a questão. Tenho minhas suspeitas, mas não quero falar sobre elas. É algo trágico", afirmou Trump durante entrevista na Casa Branca.

As declarações de Trump ocorrem depois de veículos da imprensa americana noticiarem que os serviços de inteligência dos EUA concluíram que o avião da companhia Ukraine International foi derrubado por mísseis disparados pelo Irã, possivelmente em um erro do sistema de defesa antimísseis do país.

A aeronave caiu pouco depois de o Irã lançar 12 mísseis contra bases com presença de soldados americanos no Iraque, uma resposta ao ataque dos EUA que matou o general Qasem Soleimani, um dos mais importantes funcionários do governo do país persa.

Segundo a emissora "CBS", que cita funcionários do governo dos EUA, satélites americanos captaram dois mísseis sendo lançados pouco antes de o avião explodir em Teerã. Já a revista "Newsweek", que conversou com integrantes do alto escalão do Pentágono e do Exército do Iraque, diz que o avião foi atingido por um dos mísseis do sistema antiaéreo do Irã em um possível erro.

A revista ainda afirma que o míssil seria um Tor-M1, de fabricação russa, conhecido como Gauntlet pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Na avaliação do Pentágono, o disparo que atingiu o Boeing 737-800 da Ukraine Internacional foi acidental.

Apesar de dar poucos detalhes sobre suas suspeitas, Trump também cogitou um erro. "Alguém pode ter cometido um erro no outro lado. Não foi nosso sistema, não tem nada a ver conosco. Eles estavam em uma vizinhança hostil", disse o presidente.

Trump também disse ter esperanças de que o governo do Irã entregará as caixas-pretas do avião à Boeing ou para a França para que as causas do incidente sejam esclarecidas.