Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump cancela eventos da convenção republicana na Flórida por causa do coronavírus

Trump anunciou o cancelamento da Convenção Nacional Republicana na Flórida por causa da covid-19 - Reuters
Trump anunciou o cancelamento da Convenção Nacional Republicana na Flórida por causa da covid-19 Imagem: Reuters

Em Washington (EUA)

24/07/2020 03h52

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou ontem o cancelamento da Convenção Nacional Republicana programada para 25, 26 e 27 de agosto em Jacksonville, na Flórida, uma das áreas mais atingidas pela pandemia do novo coronavírus.

"Este não é o momento certo para ter uma grande convenção", declarou Trump durante uma entrevista coletiva, ressaltando que está mantida a reunião de delegados convocada para 24 de agosto em Charlotte, Carolina do Norte, onde será oficialmente designado como o candidato republicano para as eleições de novembro.

O evento inteiro estava originalmente programado para acontecer em Charlotte, mas Trump forçou o partido a mudá-lo para a Flórida depois que as autoridades locais na Carolina do Norte limitaram o número de assentos permitidos devido à crise sanitária.

Em Jacksonville, os republicanos tinham a intenção de reunir 15 mil pessoas em um estádio ao ar livre para o discurso de aceitação do atual presidente e outros eventos políticos.

"Tenho que proteger os americanos. Não há nada mais importante do que proteger nosso povo", afirmou Trump, que mudou radicalmente de postura em relação à pandemia e passou a pedir à população que use máscara e evite grandes concentrações.

"Eu disse à minha equipe que o momento do evento não é o correto, simplesmente não é adequado pelo que aconteceu recentemente", acrescentou, referindo-se ao aumento de infecções e mortes nos últimos dias na Flórida.

Apesar de cancelar eventos políticos com uma audiência, o presidente destacou que manterá seu discurso de aceitação, embora não tenha detalhado o formato.

O Partido Democrata também anunciou recentemente o cancelamento da maior parte de sua convenção, que deveria ser realizada na semana anterior à republicana em Milwaukee, Wisconsin. Agora, o ato acontecerá pela internet.

Porém, os democratas também manterão alguns eventos em um formato reduzido em Milwaukee, como o discurso de aceitação do ex-vice-presidente Joe Biden como rival do Trump nas presidenciáveis.