Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

ONU: Pelo menos 1.151 civis morreram na guerra da Ucrânia, incluindo 103 crianças

28.mar.2022/ Uma mulher ferida é socorrida por equipes de resgate ao chegar a Kiev depois de fugir de sua casa nos arredores da cidade. - RONALDO SCHEMIDT / AFP
28.mar.2022/ Uma mulher ferida é socorrida por equipes de resgate ao chegar a Kiev depois de fugir de sua casa nos arredores da cidade. Imagem: RONALDO SCHEMIDT / AFP

Genebra, 28 mar (EFE).-

28/03/2022 18h50

Pelo menos 1.151 civis foram mortos em ataques armados na guerra da Ucrânia, incluindo 103 crianças, de acordo com o último relatório do Escritório das Nações Unidas para os Direitos Humanos divulgado nesta segunda-feira.

Ao longo de mais de um mês de conflito, pelo menos 1.824 civis também ficaram feridos, incluindo 133 menores de idade.

A ONU também destaca que tanto o número de civis mortos como o de feridos podem, na realidade, ser muito maiores, já que não há informações completas sobre a situação em Mariupol e outras cidades sitiadas por tropas russas no leste da Ucrânia, onde há o receio de haver inúmeras vítimas.

Mas as autoridades ucranianas indicam que 143 menores foram mortos por ataques, além de 216 feridos.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

O escritório da ONU comandado pela alta comissária Michelle Bachelet indica que a maioria das vítimas civis foram mortas ou feridas pelo uso de explosivos, incluindo projéteis lançados por artilharia pesada, sistemas de foguetes de lançamento múltiplo, mísseis e bombardeios aéreos.

O direito internacional considera que os ataques contra civis e infraestruturas não militares em um conflito podem constituir crimes de guerra.