Topo

Rússia bombardeia Ucrânia - e outros destaques

Do UOL

24/02/2022 06h22Atualizada em 24/02/2022 06h22

Esta é a versão online para a edição desta quinta-feira (24/2) da newsletter Pra Começar o Dia, o seu resumo com as principais notícias do dia. Para assinar este e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

.........................

Depois de quatro meses de suspense e vários alarmes falsos, a Rússia atacou a Ucrânia, bombardeando instalações militares do país e lançando mísseis. Segundo o governo ucraniano, é uma invasão total. A Rússia disse ter destruído os sistemas de defesa antiaérea e posto "fora de serviço" bases aéreas na Ucrânia.
..........................
Joe Biden condenou o ataque, "não provocado e injustificado". Na versão de Vladimir Putin, foi uma resposta às ameaças ucranianas e visa a "desmilitarização e a desnazificação" do país.
..........................
Ao longo de ontem a tensão foi crescendo. A Ucrânia decretou estado de emergência. A França pediu a seus cidadãos que saíssem da Ucrânia "sem demora". Os EUA disseram que a invasão começaria na madrugada. Acertaram.
..........................
Na Assembleia Geral da ONU, antes da invasão, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia disse que Vladimir Putin, em discurso, "negou o direito da Ucrânia de existir".
..........................
O NÚMERO

5 milhões
É o total de pessoas que serão deslocadas em caso de guerra na Ucrânia, segundo os EUA. O cálculo foi divulgado antes do início dos ataques.

******************
TRAGÉDIA EM PETRÓPOLIS
Passou de 200 o número de mortes registradas em Petrópolis. Morreram ou estão desaparecidas 37 crianças e adolescentes. As histórias de 14 delas são contadas.
.........................
Desabrigada, morando provisoriamente em uma escola, Marcelly Rosa, de seis anos, ganhou festa de aniversário, com direito a nove bolos e uma boneca de presente - tudo graças a voluntários.
.........................
Estratégias de quem trabalha com mortos para cuidar da saúde mental.

******************

PANDEMIA
No UOL News, o médico sanitarista Gonzalo Vecina disse que parece estar próximo o dia em que as máscaras contra a transmissão do vírus da covid serão desnecessárias - desde que não surja uma nova variante.
.........................
Segundo o governo de São Paulo, pela primeira vez no ano caiu o número de mortes por covid.
.........................
Chegam no mês que vem ao mercado brasileiro os primeiros autotestes de covid aprovados pela Anvisa.
.........................
"'Eu sei, mas não lembro": defasados por causa da pandemia, estudantes voltam às aulas em São Paulo precisando de aulas de reforço.

******************

O PODEROSO CHEFÃO

o poderoso chefão - Reprodução - Reprodução
Marlon Brando em "O Poderoso Chefão" (1972)
Imagem: Reprodução

O clássico dos filmes sobre a máfia norte-americana chega aos 50 anos e ganha uma "plástica", voltando aos cinemas em versão 4K. Para Roberto Sadovski, O Poderoso Chefão é o melhor filme de todos os tempos.
.........................
A origem dos arqui-inimigos de Batman tem destaque no novo filme do super-herói, que estreia dia 3. Os quadrinhos dão uma ideia do que vem na telona.
.........................
"Abortado" por Bolsonaro enquanto projeto de série documental, Transversais ganhou vida como filme graças à Lei Aldir Blanc para mostrar a vida de pessoas trans no Ceará.

*****************

INIMIGO PÚBLICO

hank the Tank - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
O urso Hank
Imagem: Reprodução/Facebook

Hank, the Tank, arrombou mais de 40 casas na região de Lake Tahoe, na Califórnia, e está sendo procurado pela polícia. Descrição? Pesa 230 kg, é peludo e é considerado perigoso. Talvez por ter se acostumado a comer coisas como pizza e sorvete nas casas atacadas, o urso ficou muito maior que o normal.
.........................
Um navio usado para treinamento de marinheiros alemães nas duas Grandes Guerras está no Rio, em missão de paz: dá a volta ao mundo, em expedição para destacar o papel crucial dos oceanos para um futuro sustentável no planeta.
.........................
NUMEROLOGIA

Quatro bebês nasceram às 2h22 do 22/2/22 nos EUA.

******************
CORRIDA ELEITORA
L
Lula se mudou. Saiu de São Bernardo e foi para São Paulo. A casa antiga era considerada insegura.
.........................
Bolsonaro não mudou nada. Em evento promovido pelo banco BTG Pactual, atacou Lula e os petistas, criticou ministros do STF e lançou dúvidas sobre a urna eletrônica. E deixou para Paulo Guedes as questões sobre economia.

******************
SEU BOLSO

FGTS liberado para endividados é como vender o almoço para pagar o jantar, diz José Paulo Kupfer.
.........................
O NÚMERO
R$ 106 bilhões

É o lucro da Petrobras em 2021.

******************
CERCADINHO

Maria Carolina Trevisan vê como tentativa de recuperar o eleitorado evangélico a volta de Bolsonaro ao discurso radical. Exemplo é a indignação que manifestou pela aprovação da descriminalização do aborto na Colômbia e suas declarações contra o aborto de maneira geral.
.........................
Ricardo Kotscho descobriu quais eram os "compromissos preestabelecidos" na "extensa agenda" de Bolsonaro que impediram o presidente de ir à posse de Edson Fachin no TSE: as abobrinhas de todo dia com apoiadores no cercadinho do Alvorada.
.........................
"Um tapa na cara da população" é como Augusto de Arruda Botelho definiu no UOL News a revelação de que Bolsonaro gastou quase R$ 900 mil durante suas férias em São Francisco do Sul (SC) entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022.
.........................
Bolsonaro voltou a usar em tom de piada a expressão "mandar para a ponta da praia", gíria dos tempos da ditadura militar para designar lugar clandestino para interrogatório com tortura e eventual morte. Foi durante cerimônia de remessa ao Congresso do Plano Nacional do Desporto (PND).
.........................
Anitta mais uma vez bateu boca virtualmente com Ricardo Salles (ex-ministro de passar a boiada de Bolsonaro). O motivo foi uma crítica de Salles ao encontro que Caetano Veloso organiza de artistas com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

*************

CRISE DE IDENTIDADE

Novo RG - Ministério da Justiça/Divulgação - Ministério da Justiça/Divulgação
Novo RG
Imagem: Ministério da Justiça/Divulgação

O novo RG, apresentado pelo governo federal, na verdade é um CPF, que passa a ser o número nacional de identificação.
.........................
Por que a data do feriado de Carnaval muda todo ano?