Testemunhas desmentem suspeito de matar PM da Rota, diz polícia

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (04). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Litoral paulista conflagrado. Erickson David da Silva, o Deivinho, está preso, mas alega inocência na morte do soldado da Polícia de São Paulo que deflagrou uma megaoperação de combate ao crime organizado no Guarujá. Até agora, foram contabilizadas 16 mortes e 84 prisões.

Uma testemunha, que prestou depoimento sob proteção, disse à polícia que viu Deivinho com uma pistola prateada, no local, para comprar drogas. Moradores e traficantes afirmaram que o suspeito era responsável pela segurança e passou a atirar contra os policiais. Na coluna Presença Histórica, Itan Cruz recupera os anos finais da emancipação das pessoas escravizadas e afirma que o Brasil precisa assumir a dívida que tem com a população negra e com a segurança pública.

É verdade esse bilhete premiado. Acredite: os números da economia brasileira estão melhorando. Vários deles. A inflação e o desemprego estão em queda e, nesta semana, também os juros caíram. A taxa Selic teve um corte importante, de 0,50 ponto percentual, ficou em 13,25% ao ano, e o Banco Central promete manter o ritmo nos próximos meses deste ano.

Também a nota de crédito do Brasil foi elevada por duas agências internacionais de classificação de risco. Veja em UOL Economia os gráficos sobre a evolução da inflação, Selic, PIB, desemprego, dólar e Bolsa.

Suíça x Espanha, sábado, às 2h. Agora na fase oitavas de final, os jogos da Copa do Mundo feminina recomeçam no sábado (6). Na quinta (3), a Alemanha, uma das favoritas, foi eliminada. A Alemanha! Com a ajuda do Marrocos, seleção que havia sido goleada na estreia e conseguiu avançar. Veja como fica a chave dos adversários e os horários dos próximos jogos na tabela.

Na seleção brasileira, a ficha da despedida vai caindo aos poucos. Existem as Olimpíadas de 2024 no horizonte, em Paris, e sobre isso nem Marta bateu o martelo ainda. A atacante tem vínculo com o time Orlando Pride, nos Estados Unidos, e outras prioridades: ser mãe, por exemplo.

Rifas para ajudar o crime organizado. Em Fortaleza (CE), a Vara de Delitos de Organizações Criminosas condenou Marcelo Inocêncio Cordeiro Justo, ex-militar da FAB, a 11 anos de prisão. Ele liderava o grupo que vendia rifas para o PCC no Ceará.

Continua após a publicidade

"Vê-se que o acusado contribuiu fortemente para o cometimento de toda sorte de crimes hediondos, inclusive homicídios e tráfico de drogas, de onde provem a receita principal da organização". Carlos Madeiro escreve que as sentenças são colegiadas e divulgadas sem a assinatura dos magistrados porque até os juízes precisam de proteção contra as ameaças do crime organizado. O ex-militar, conhecido como Madruga, nega as acusações.

Violência e humor em Megatubarão 2. Se um simples megatubarão já assusta, imagina só "o maior megatubarão". Roberto Sadovski escreve em Splash que o diretor Ben Weathly inventou demais para a trama de Megatubarão 2: exploração submarina, espionagem industrial, terroristas invadindo pesquisas e, claro, banhistas sendo devorados por feras das profundezas.

Enquanto parte do elenco se diverte com os excessos de aventura e a quase intimidade com um megalodonte (o antepassado do tubarão branco), o protagonista, Jason Statham, encarna a missão de guerreiro da ecologia. "É impossível não simpatizar com alguém tão dedicado a um papel, declamando cada linha de um roteiro absurdo com seriedade inabalável", afirma o crítico sobre o ator inglês que também é lutador e mergulhador. Megatubarão, o primeiro filme, é de 2018. Jason Statham fez longas de ação como Carga Explosiva, Os Mercenários e Velozes & Furiosos, e uma comédia impagável, A Espiã que Sabia de Menos, em que ele contracena com Melissa McCarthy e Jude Law.

A fumaça péssima que não é tragada. A poluição do cigarro demora até 24 horas para se dispersar adequadamente, escreve a colunista Lúcia Helena em VivaBem. No meio tempo, partículas nocivas ficam suspensas no meio ambiente, na altura do nariz de quem se expõe ao vício dos outros e precisa respirar ali mesmo. "Inaladas, as partículas do tabaco deixam o organismo em um estado constantemente inflamado, que facilita o avanço de agentes infecciosos", alerta o pneumologista Gustavo Prado.

Nesta semana, o Brasil recebeu elogios da OMS (Organização Mundial da Saúde) pelos esforços no combate ao tabagismo. No mesmo relatório, divulgado na segunda (31), a agência da ONU revelou preocupação com dezenas de países que não implementam medidas simples, como a proibição de fumar em locais fechados. Um dos relapsos no tema é a Alemanha. A porcentagem mundial de fumantes caiu para 17% em 2021. Era de 22,8% há cerca de 15 anos. O tabagismo ainda mata cerca de 8,7 milhões de pessoas por ano, milhares delas crianças que adoecem como fumantes passivas.

Namoros gays de parar o coração. Na segunda temporada de Heartstopper, série LGBTQIA+ que voltou na quinta (3) à Netflix com oito episódios, os meninos Nick e Charlie engatam o namoro, viajam a Paris e descobrem que "sair do armário" acontece várias vezes ao longo da vida. Os atores Joe Locke e Kitt Connor são os protagonistas da série e desta temporada que adapta o volume 3 das graphic novels de Alice Oseman. Splash conta as novidades e traz o trailer.

Continua após a publicidade

Na plataforma Netflix também está disponível Young Royals, em que o príncipe Wilhelm, herdeiro do trono sueco, tenta conciliar seus deveres da realeza com a paixão por um rapaz no colégio interno. Reportagem da Folha de S.Paulo preparou uma lista com oito séries, entre elas a comédia dramática australiana Please Like Me, que trazem jovens personagens gays nas tramas. Leia aqui.

Deixe seu comentário

Só para assinantes