Montadoras de veículos travam disputa bilionária na reforma tributária
Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (16). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.
********
Os bastidores dos lobistas. A montadora Stellantis, que tem planta na região Nordeste, em Pernambuco, virou alvo de concorrentes por ter isenção de impostos num total de R$ 5 bilhões por ano. O benefício acabaria em breve, em 2025, mas houve uma tentativa de prorrogá-lo na tramitação da reforma tributária na Câmara dos Deputados. As novas regras tramitam agora no Senado.
Zeca Dirceu, líder do PT na Câmara, foi um dos parlamentares que votou contra a Stellantis, montadora que detém marcas como Jeep, Fiat e Peugeot. Zeca Dirceu é deputado do Paraná, e as regiões Sul e Sudeste, sedes das fábricas da maioria das montadoras de automóveis no Brasil, são contra a prorrogação da isenção. Neste grupo, que reúne 26 marcas, as mais atuantes são as multinacionais GM, Toyota e Volkswagem. A Anfavea nega intervenção na disputa.
Mulher de Mauro Cid em campanha contra vacinas. O colunista do UOL Aguirre Talento teve acesso com exclusividade a informações extraídas pela Polícia Federal do celular de Gabriela Cid, mulher do tenente-coronel Mauro Cid, preso desde maio. As mensagens mostram que ela atuou na disseminação de notícias falsas sobre a vacina contra a covid-19 em rede de parentes de militares.
Em novembro de 2022, após a eleição, Gabriela divulgou que o futuro governo do presidente Lula iria retomar as restrições da pandemia. Máscaras, por exemplo. Num grupo em rede social, as participantes discutiam abertamente como fraudar o ConecteSUS, do Ministério da Saúde. São frases chocantes, vindas das trevas.
Austrália x Inglaterra às 7h, valendo vaga na final. É hoje! Nesta quarta (16) o mundo vai saber se a adversária da Espanha será a Austrália, país-sede da Copa feminina, ou a Inglaterra. Na terça (15), as espanholas venceram as suecas por 2 a 1, todos os gols no segundo tempo, e chegam bem perto da taça pela primeira vez. A Nova Zelândia, outro país anfitrião, comemora o público recorde nos estádios, mas caiu ainda na fase de grupos, como o Brasil. Veja o placar da semifinal aqui.
Foi um campeonato de histórias inspiradoras. A jogadora Benzina, do Marrocos, vestindo um hijab, símbolo do Islã, já proibido pela Fifa e pela França. Quinn, atleta trans canadense, que não se identifica como mulher e jogou em Copa feminina. A goleira do Vietnã, Thi Kim Thanh, que tem 1,65 m e parece não ter medo de coisa alguma: ela passa os dias dando pulos de 1 metro de altura para ter uma carreira e pagar as contas. Quem nunca? A goleira da Austrália, Mackenzie Arnold, de 29 anos, se tornou referência para a comunidade com deficiência auditiva.
Polícia Federal e Abin vão investigar o apagão. O apagão geral que na terça (15) atingiu cidades de 25 estados e o Distrito Federal prejudicou cerca de 29 milhões de consumidores. Segundo o ministro das Minas e Energia, o problema foi resolvido pouco antes das 15h. Alexandre Silveira vai pedir inquérito para investigar as causas da queda de energia e se houve dolo (ação intencional) ou falha humana.Ele explicou que a ocorrência de dois grandes eventos simultâneos que levem ao apagão é algo muito raro.
Durante o caos da falta de luz, o presidente Lula participava no Paraguai da posse do presidente Santiago Penã. Os dois países são parceiros comerciais justamente no tema da geração de energia: o Tratado de Itaipu Binacional completou 50 anos em abril. Lula presenteou Peña com uma camisa do Corinthians autografada pelo jogador paraguaio Angel Romero, mas foram horas tensas. Reportagem da Folha de S.Paulo revela que um dos réus acusados de tentar explodir bomba em Brasília, em dezembro, pediu credenciamento para a posse do novo presidente em Assunção.
Elza Soares dá nome científico a formiga de olhos grandes. Vêm de pesquisadores do Paraná homenagens singulares para duas brasileiras também únicas, uma genial na música, outra ativista de proteção ao meio ambiente. Fã de Elza Soares, o pesquisador de formigas neotropicais Leonardo Tozetto, doutorando em Bonn (Alemanha), batizou de Leptogenys elzasoares formigas operárias com cerca de quatro milímetros, de corpo escuro, olhos grandes e mandíbulas arqueadas. A espécie foi encontrada em Manaus, em área de mata virgem.
Na região Norte, em seringal de Xapuri (AC), nasceu Nilce de Sousa Magalhães, ativista que lutava pela proteção do rio Madeira e foi morta a tiros, em 2016. Nicinha agora empresta seu nome de guerra a uma nova espécie de inseto descrita pelo Departamento de Zoologia da UFPR. A Dinoponera nicinha é uma formiga gigante, entre as maiores do mundo, com 3,5 cm de comprimento, capaz de sobreviver em florestas de chuvas intensas. Tem o corpo brilhante, e está ameaçada de extinção. Leia em Ecoa.
Léa Garcia viveu a arte até o último instante. O ator Caio Blat está em Gramado (RS), ele é um dos curadores do Festival de Cinema da cidade, e definiu assim o choque com a morte da atriz Léa Garcia horas antes de receber o troféu Oscarito: "Acho que os gigantes da nossa profissão gostam de partir em movimento. Gostam de viver o cinema até o último instante".
Segundo a nota emitida pelo festival, Léa Garcia faleceu na madrugada de terça (15) no hotel em que estava hospedada, e a causa da morte foi um infarto agudo do miocárdio. A atriz havia chegado a Gramado no sábado (12), acompanhada do filho, Marcelo Garcia. A homenagem foi mantida e Marcelo Garcia recebeu o troféu ontem. Ao longo da carreira, ela ganhou quatro Kikitos. Como Ruth de Souza e Zezé Motta, Léa Garcia, que partiu assistindo e debatendo o cinema aos 90 anos, foi uma das primeiras atrizes negras da televisão brasileira.
Deixe seu comentário