Lewandowski agora verá outro lado do balcão

Esta é a versão online da newsletter Olhar Apurado. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Assinantes UOL têm acesso a newsletters, colunas, reportagens exclusivas e mais. Confira.

********

As especulações se confirmaram: o jurista Ricardo Lewandowski, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, é o novo ministro da Justiça (no lugar de Flávio Dino, que foi para o Supremo). O presidente Lula indicou Lewandowski para o cargo, que ele deverá assumir em fevereiro.

E virá justamente do Supremo o primeiro grande desafio dele no ministério, comenta nosso colunista Josias de Souza. "Vence em abril o prazo de seis meses concedido pelo STF para que o governo federal apresente um plano de retomada do controle dos presídios pelo Estado. O sistema prisional está dominado por facções criminosas e convive com a violação em massa dos direitos mais elementares". Josias observa que Lewandowski, agora do outro lado do balcão, "descobrirá rapidamente que Judiciário e Executivo são estruturas muito distintas".

O novo ministro deverá levar para ser o seu "número 2" o ex-secretário-geral do Supremo, Manoel Carlos de Almeida Neto, nos conta a editora-chefe de Brasília, Carla Araújo.

O que, se confirmado, pode resultar no descarte de um coringa que o governo Lula teve na área da segurança pública em seu primeiro ano deste mandato: Ricardo Capelli, o braço-direito de Flávio Dino. Leonardo Sakamoto lembra que Capelli ajudou a colocar ordem na casa e teve papel central em algumas pautas críticas da segurança em 2023. Capelli ser descartado, na visão de Sakamoto, não seria nada esperto da parte do governo.

Outros olhares

Wálter Maierovitch: Equador acordou tarde, como aconteceu num Brasil de PCC e Comando Vermelho. Leia mais

Luciana Bugni: Banimento das gostosas ou heterotopfobia no BBB 24: preconceito com padrão? Leia mais

Eduardo Carvalho: Se os brancos estão 'perdidos', nós negros estamos organizados? Leia mais

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes