Elon Musk desrespeita restrições e pede impeachment de Alexandre de Moraes

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Assinantes UOL têm acesso à newsletter Para Começar a Semana, colunas, reportagens exclusivas e mais. Confira.

********

* Dono do X desrespeita determinação da Justiça brasileira e desafia Moraes. O bilionário fez um post no último sábado afirmando que estava "levantando todas as restrições" judiciais contra a empresa e acusou o Poder Judiciário brasileiro de censura. Elon Musk atacou diretamente o ministro Alexandre de Moraes, acusando-o de promover "censura agressiva" com pedidos "que violam a lei brasileira", sem informar, no entanto, que pedidos foram esses. No domingo, ele voltou a atacar dizendo que Moraes deveria renunciar ou sofrer impeachment e afirmou que publicaria tudo o que é exigido por ele e "como essas solicitações violam a legislação brasileira". Alexandre de Moraes pediu a abertura de um inquérito para apurar a conduta de Musk, o documento cita a apuração em relação a crimes de obstrução à Justiça, inclusive em organização criminosa, e incitação ao crime. O ministro também exigiu a inclusão do empresário como investigado no inquérito das milícias digitais. Entenda o caso.

* O Palmeiras é tricampeão paulista após 90 anos. O clube venceu o Santos por 2 a 0 no Allianz Parque com gols marcados por Raphael Veiga, de pênalti, e Aníbal Moreno. Endrick jogou a sua última final antes de ir para o Real Madrid e se destacou sofrendo o pênalti do primeiro gol e roubando a bola para começar a jogada do segundo. Esse foi o 10º título de Abel Ferreira no comando do time e ele se tornou o técnico mais vencedor da história do Palmeiras. Leia o relato do jogo.
**
* Nas outras finais estaduais, o Flamengo foi campeão no Rio vencendo o Nova Iguaçu por 1 a 0 no Maracanã. O título é a primeira conquista estadual do técnico Tite no comando do Flamengo. Em Minas Gerais, o Atlético Mineiro bateu o Cruzeiro por 3 a 1 no Mineirão com torcida única cruzeirense. Na Bahia, o Vitória voltou a ser campeão após sete anos em cima do Bahia na Arena Fonte Nova.

* Políticos escolhem a dedo empresas que vão receber verbas de emendas. Reportagem da Folha analisou ofícios encaminhados à Codevasf, estatal criada inicialmente para promover projetos de irrigação no semiárido, mas que hoje recebe o dinheiro público das emendas parlamentares. A empresa é controlada pelo Centrão. A reportagem informa que os políticos podem saber de antemão quais serão as empresas que fornecerão os produtos ou serviços, o que revela risco de favorecimento a fornecedoras. A empresa diz seguir a lei, mas especialistas avaliam que a forma como os políticos têm informações configura indício de ilegalidade e pode violar o princípio da impessoalidade na administração pública. Leia mais.

* Exército de Israel anuncia retirada de tropas do sul de Gaza. Aos seis meses de guerra, o país informou que vai reduzir o número de soldados na região, mas vai deixar uma brigada no centro e no norte de Gaza. Apesar do anúncio, o Exército não descartou novas operações. O comunicado das Forças de Israel enviado à imprensa diz que "a divisão deixou a Faixa de Gaza para se recuperar e se preparar para operações futuras". A retirada acontece em um momento em que Israel sofre pressão internacional para não invadir Rafah, cidade próxima da fronteira com o Egito e último refúgio para cerca de 1,5 milhão de palestinos. Leia mais.

* Ziraldo é enterrado no Rio de Janeiro. O cartunista morreu no sábado aos 91 anos de falência múltiplas dos órgãos, segundo a família, que informou também que recentemente ele tinha sofrido um AVC e estava com a saúde debilitada. O 'pai' do Menino Maluquinho, da Turma do Pererê, autor de Flicts e criador do Pasquim teve uma carreira longa por várias áreas. Formou-se advogado, atuou como jornalista, chargista, teve filiação política e lutou contra a ditadura militar. Ziraldo foi enterrado no Cemitério São João Batista depois de ter sido velado no Museu de Arte Moderna do Rio. Leia mais curiosidades sobre ele.

Deixe seu comentário

Só para assinantes