Supremo freia de novo a farra das emendas
Esta é a newsletter Olhar Apurado. Inscreva-se gratuitamente para receber no seu email de segunda a sexta. Conheça as demais newsletters do UOL. São dezenas de opções sobre os mais variados assuntos para a sua escolha.
O ministro do STF Flávio Dino mandou suspender o pagamento de R$ 4,2 bilhões de emendas de comissão, gambiarra criada por Arthur Lira (com anuência do Executivo, aparentemente) para continuar conferindo opacidade à destinação da grana para parlamentares. E mais: colocou a PF para investigar a liberação dessas emendas.
"É isso que precisa ser feito", diz Josias de Souza ao UOL News. "Não dá mais para viver essa emendocracia, que subverte a democracia brasileira, e fingir que nada está acontecendo. Tem gente jogando dinheiro pela janela, quando recebe a visita dos agentes da Polícia Federal. Tem avião sendo apreendido com mais de R$ 1 milhão em dinheiro vivo para distribuir àqueles que exigem a verba".
Wálter Maierovitch também concorda com a medida do magistrado. "Tecnicamente, a decisão do ministro está perfeita", diz o jurista.
Lira está prestes a deixar a presidência da Câmara. Mas isso não significa que a perda de foro especial do parlamentar fará o STF deixar de julgá-lo, segundo Carolina Brígido e Mateus Coutinho. "O foro privilegiado de deputados federais e senadores fica mantido no tribunal se o crime tiver sido cometido durante o exercício da função de parlamentar - mesmo que haja renúncia, cassação ou não reeleição para o cargo", explicam.
Raquel Landim, numa leitura mais política, lamenta a permanente crise entre os Poderes, com um Executivo fraco demais para moralizar a festa do orçamento secreto, fazendo com que o Supremo intervenha. "Não dá para governar com o Judiciário", escreve.
- Josias de Souza: Dino acende luz no porão do manicômio orçamentário das emendas
- Wálter Maierovitch: Ação de Dino é legítima porque havia risco de dinheiro sumir
- Carolina Brígido e Mateus Coutinho: Lira deve permanecer na mira do STF mesmo após deixar presidência da Câmara
- Raquel Landim: Dino retoma embate entre Poderes após emendas garantirem ajuste fiscal
Outros olhares
Mariana Londres
Decisão de Dino impacta pauta econômica já no início de 2025 Leia mais
Felipe Salto
Arrume as contas públicas, presidente Lula Leia mais
PVC
Santos começa bem sua nova história Leia mais
Milly Lacombe
Fluminense em busca de janela espetacular para superar o sofrimento de 2024 Leia mais
Casagrande
Palmeiras quer dar de presente de Natal um superataque para sua torcida Leia mais
Rodrigo Casarin
Perseguições, sacanagens e hype: o ano da literatura em dez pontos Leia mais
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.