Novo cálculo de relator do mensalão pode elevar pena de Valério a 47 anos

Ana Flor

Em Brasília

Em sessão com novos atritos entre ministros do STF, a corte retomou nesta quarta-feira a análise da penas dos 25 réus condenados na ação penal do chamado mensalão com uma nova planilha organizada pelo relator, Joaquim Barbosa, que sugere a elevação da pena do empresário Marcos Valério a 47 anos de prisão.

Frases do julgamento do mensalão
Frases do julgamento do mensalão

O principal operador do esquema de compra de apoio parlamentar no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia recebido pena de 40 anos de prisão, que passaria para mais de 47 anos de reclusão com a nova planilha de Barbosa, de acordo com outros ministros que receberam o documento.

Antes do recesso de 12 dias no julgamento, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) concordaram com a condenação de Marcos Valério a 40 anos de prisão. Isso ainda pode ser revisto caso os ministros reconheçam que há continuidade delitiva, isto é, que os crimes aos quais Valério foi condenado estão ligados --e que acarretaria em uma diminuição final da pena.

A nova tabela do relator estabelece pena final ao empresário de 47 anos e dois meses de reclusão, além de mais de 1.500 dias-multa.

A defesa de penas altas por parte do relator fez o ministro Marco Aurélio Mello reagir, argumentando que as penas mínimas não estavam sendo respeitadas. Barbosa reagiu sorrindo, o que irritou o colega.

Marco Aurélio dá bronca por Barbosa debochar em julgamento

"Não sorria, ministro, que a coisa é muito séria. O deboche não calha... Escute para depois retrucar", disse Marco Aurélio.

Barbosa revidou: "Eu sorrio quando bem assim o deliberar."

O ministro Marco Aurélio, Por sua vez, rebateu: "Não admito que suponha que todos são salafrários e só vossa excelência seja vestal."

As divergência sobre os critérios de cálculo das penas, a dosimetria, levaram os ministros a novas trocas de farpas. Barbosa e o revisor, Ricardo Lewandowski, voltaram a discutir.

"Ministro, não crie frases de efeito...Nós estamos num julgamento sério", disse o revisor.

Até o a metade da tarde desta quarta-feira, os ministros não haviam concluído a apresentação da pena do segundo dos 25 réus, Ramon Hollerbach, sócio de Marcos Valério.

O julgamento do mensalão no STF
O julgamento do mensalão no STF

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos