Topo

Esse conteúdo é antigo

Minneapolis e Califórnia agem para acabar com ações policiais no pescoço

Medidas são reações à morte de George Floyd, sufocado por policias em 25 de maio - Abdulhamid Hosbas/Anadolu Agency via Getty Images
Medidas são reações à morte de George Floyd, sufocado por policias em 25 de maio Imagem: Abdulhamid Hosbas/Anadolu Agency via Getty Images

Sharon Bernstein

Da Reuters

05/06/2020 20h43

O conselho de Minneapolis votou hoje para acabar com o uso de estrangulamentos e contenção no pescoço como a usada por um policial e que resultou na morte de George Floyd, desarmado, em 25 de maio, provocando protestos nos Estados Unidos.

Na Califórnia, o governador Gavin Newsom disse que encerrará o treinamento da polícia em contenções como a usada em George Floyd por Derek Chauvin, enquanto outros três policiais aguardavam e observavam Floyd morrer implorando por sua vida.

A polícia de Minneapolis demitiu todos os quatro policiais e eles foram acusados de assassinato. O incidente fez com que comunidades nos EUA reconsiderassem o uso de tais ações.

A decisão de Minneapolis veio após uma queixa de direitos humanos do Estado de Minnesota contra a cidade. Numa proposta que precisa ser aprovada por um juiz, o conselho de Minneapolis disse que proibirá estrangulamentos e repressão no pescoço e exigirá que membros da polícia relatem imediatamente qualquer uso não autorizado de força por um oficial.

"Negros, indígenas e outras comunidades têm sofrido dores e traumas por gerações como resultado de racismo sistêmico e institucional e problemas de longa data no policiamento", disse a ordem proposta que o conselho aprovou por unanimidade.