Topo

Esse conteúdo é antigo

Toffoli agradece Bolsonaro por diálogo e cooperação na construção de país justo

Em discurso de despedida da presidência do STF, Dias Toffoli agradece ao presidente Jair Bolsonaro por diálogo entre poderes - Marcos Corrêa/Presidência da República
Em discurso de despedida da presidência do STF, Dias Toffoli agradece ao presidente Jair Bolsonaro por diálogo entre poderes Imagem: Marcos Corrêa/Presidência da República

Ricardo Brito

01/09/2020 19h17

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, agradeceu nesta terça-feira ao presidente Jair Bolsonaro pelo diálogo e pela cooperação na busca de um país justo e exaltou a relevância da estabilidade e da harmonia entre as instituições democráticas.

"Aproveito, portanto, o ensejo para agradecer ao presidente da República Jair Bolsonaro, conjuntamente com os ministros de Estado, pelo diálogo e pela cooperação em prol da construção de um país mais justo e que trilhe o caminho do desenvolvimento social, econômico e regional", disse em evento no Palácio do Planalto, em um discurso que funciona como despedida da presidência do Supremo.

"O Poder Executivo é o ambiente de materialização da vontade soberana do povo brasileiro. É o locus de concretização das políticas públicas imprescindíveis para que cada cidadão possa usufruir de uma vida com dignidade", acrescentou ele.

Com a presença dos chefes dos demais Poderes no Palácio do Planalto, Toffoli disse que a solenidade demonstrava "exatamente a relevância da estabilidade e da harmonia entre as instituições democráticas, fundadas na unidade, no equilíbrio e no respeito mútuo que devem conduzir as relações entre os três Poderes da República".

Após dois anos, Toffoli deixa o comando do Supremo na próxima semana e será substituído pelo ministro Luiz Fux, atual vice-presidente do STF.

O atual presidente do Supremo foi um dos principais e raros interlocutores de Bolsonaro e do governo na corte no período, mesmo quando o STF foi alvo de fortes críticas de integrantes do governo.