Topo

Esse conteúdo é antigo

Venezuela afirma que avião militar dos EUA violou espaço aéreo

Aeronave tipo C-17 da Força Aérea dos Estados Unidos teria sobrevoado país - Evgenia Novozhenina/Pool/Reuters
Aeronave tipo C-17 da Força Aérea dos Estados Unidos teria sobrevoado país Imagem: Evgenia Novozhenina/Pool/Reuters

23/07/2021 20h09

Um avião militar dos Estados Unidos violou o espaço aéreo da Venezuela em uma área na fronteira com a Colômbia, disseram as Forças Armadas da Venezuela hoje, em um incidente que chamou de "provocação flagrante".

A Venezuela, que já denunciou a incursão de seu espaço aéreo em outras ocasiões, destacou que na noite de ontem uma aeronave tipo C-17 da Força Aérea dos Estados Unidos entrou e permaneceu 3 minutos no extremo oeste da Serra de Perijá, no estado fronteiriço de Zulia.

A Venezuela acrescentou que a incursão ocorreu em meio a exercícios militares da Força Aérea e do Exército colombianos nos departamentos de Antioquia e Cundinamarca, e nos quais, afirma, estão presentes os caças norte-americanos F-16 e RC135 para exploração estratégica.

"Estamos cientes de que, como parte dos exercícios mencionados, estão sendo realizadas tarefas de reconhecimento do espaço geográfico venezuelano, por isso não descartamos outras possíveis ações hostis contra nossa soberania e integridade territorial", disseram as Forças Armadas em comunicado.

O Departamento de Estado dos EUA não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

As Forças Armadas da Venezuela informaram que, até o momento em 2021, cerca de 21 aeronaves norte-americanas entraram na zona de informação de voo de Maiquetía, onde opera o maior aeroporto do país e que serve Caracas.