Topo

Esse conteúdo é antigo

Republicanos complicam vida de Biden com vitória na Virgínia e corrida apertada em Nova Jersey

O republicano Glenn Youngkin, ex-executivo de fundos privados - Anna Moneymaker/Getty Images/AFP
O republicano Glenn Youngkin, ex-executivo de fundos privados Imagem: Anna Moneymaker/Getty Images/AFP

Joseph Ax, Gabriella Borter e Jason Lange

Em Fairfax, Virgínia (EUA)

03/11/2021 12h12

Os republicanos removeram os democratas do governo estadual da Virgínia e estavam empatados no estado democrata de Nova Jersey hoje, sinalizando problemas para o partido do presidente Joe Biden antes das eleições parlamentares do ano que vem.

O republicano Glenn Youngkin, ex-executivo de fundos privados, declarou vitória sobre o ex-governador democrata Terry McAuliffe na votação de ontem depois de se distanciar apenas o suficiente do ex-presidente Donald Trump para reconquistar moderados que apoiaram Biden só um ano atrás.

Em Nova Jersey, o desafiante republicano Jack Ciattarelli e o governador democrata Phil Murphy estão virtualmente empatados, embora os eleitores democratas registrados superem os republicanos em mais de um milhão. Mesmo assim, os democratas mantêm as esperanças porque mais votos estão para ser contados em seus redutos.

Nos subúrbios, as duas siglas viram avanços de eleitores independentes repelidos pelo estilo de política de Trump. Os resultados em estados que Biden conquistou com facilidade em 2020 levam a crer que as maiorias mínimas dos democratas no Congresso estarão altamente vulneráveis nas eleições de 2022.

O controle republicano de ambas, ou até de uma das Casas do Congresso daria ao partido a capacidade de travar a agenda legislativa de Biden durante os dois últimos anos de seu mandato.

Os resultados podem complicar ainda mais as esperanças de Biden de aprovar dois projetos de lei, que somados chegam a US$ 2,75 trilhões, para reformar estradas e pontes, fortalecer a rede de segurança social do país e combater a mudança climática.

(Reportagem adicional de Andy Sullivan, Kanishka Singh e Daniel Trotta)