Presidente da Ucrânia compara Rússia ao vilão Lord Voldemort, de 'Harry Potter'
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse nesta quarta-feira que seus exemplos de vida são os ucranianos comuns que estão resistindo às forças invasoras russas, e comparou a Rússia ao vilão fictício Lord Voldemort, da série de livros "Harry Potter".
Zelensky, usando uniforme militar, respondeu perguntas de estudantes da Escola Munk de Assuntos Globais e Políticas Públicas, da Universidade de Toronto, por videoconferência.
Perguntado por um estudante sobre quem eram seus exemplos a serem seguidos, Zelensky disse: "O povo da Ucrânia... e há muitos deles".
"Um fazendeiro ucraniano comum que levou seu trator e fechou uma estrada para os tanques russos, uma mulher comum que tenha saído e impedido o avanço de veículos blindados com suas próprias mãos... Essas são as pessoas que eu admiro", disse ele com um intérprete.
O estudante apontou que Zelensky já foi comparado por seus apoiadores com o líder britânico da Segunda Guerra Mundial Winston Churchill e com Harry Potter, o menino bruxo da ficção que no final derrota seu arqui-inimigo, Lord Voldemort.
"Obrigado por essas comparações gentis. Harry Potter é melhor que Voldemort, e sabemos quem Voldemort é nessa guerra, e quem é Harry Potter, então sabemos como a guerra irá terminar", disse Zelensky sorrindo.
Zelenskiy, 44, um ex-comediante que já interpretou um presidente fictício em uma popular série de TV antes de entrar para a política, atraiu a admiração internacional por se recusar a deixar a Ucrânia durante a guerra, e por convocar os ucranianos a resistirem contra a invasão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.