Topo

Esse conteúdo é antigo

Lira diz que PP irá se fundir com União Brasil após eleições

Se fusão for concretizada, novo partido poderá criar "superbancada" na Câmara dos Deputados - Elaine Menke/Câmara dos Deputados
Se fusão for concretizada, novo partido poderá criar 'superbancada' na Câmara dos Deputados Imagem: Elaine Menke/Câmara dos Deputados

Maria Carolina Marcello e Ricardo Brito

Brasília

01/10/2022 17h53

Um dos caciques do Partido Progressista (PP), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, reuniu-se com o vice-presidente do União Brasil (UB), Antônio Rueda, e afirmou após o encontro que haverá uma fusão entre as duas legendas após as eleições, informou neste sábado a assessoria de Lira.

O movimento, se for concretizado, poderia criar uma superbancada na Câmara. Atualmente, o PP tem 58 deputados e o UB, 51. A depender do resultado das eleições deste domingo, as duas legendas poderiam ultrapassar 100 deputados federais, além de elegerem políticos para outros cargos eletivos.

O União Brasil nasceu da fusão do DEM com o PSL, partido pelo qual o presidente Jair Bolsonaro elegeu-se nas eleições passadas, mas do qual saiu brigado antes de ingressar no PL. Quando da época da fusão que gerou o União Brasil, no ano passado, o PP chegou a participar das tratativas, mas as negociações não avançaram.

O PP atualmente é um dos mais importantes partidos que integram o governo Bolsonaro, tendo o ministro da Casa Civil e presidente licenciado da legenda, Ciro Nogueira, como o principal nome.

Procurado, Ciro Nogueira não respondeu de imediato a um pedido de comentário. O presidente em exercício do PP, Cláudio Cajado, e o presidente do União Brasil, Luciano Bivar, também não responderam de imediato a pedidos de comentários.