Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Zelenskiy pede a líderes europeus defesa aérea, tanques e armas

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia - Handout /via REUTERS
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia Imagem: Handout /via REUTERS

Andrius Sytas

19/12/2022 10h13Atualizada em 19/12/2022 10h28

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, pediu nesta segunda-feira aos líderes ocidentais reunidos na Letônia, incluindo o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak, que forneçam uma ampla gama de sistemas de armas para ajudar a acabar com o conflito mais letal da Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Embora os aliados ocidentais, liderados pelos Estados Unidos, estejam apoiando a Ucrânia com financiamento, treinamento militar e armas, Kiev disse que ainda mais é necessário para fazer pender a balança a favor da Ucrânia em sua campanha de 10 meses contra a Rússia.

"Depende muito de vocês —como esta guerra terminará. Quanto mais bem-sucedidas forem nossas forças de defesa, mais rapidamente fracassará a agressão russa", disse Zelenskiy durante discurso por link de vídeo para líderes de países da Força Expedicionária Conjunta, um grupo liderado pelos britânicos de países do norte da Europa.

"Peço que aumente a possibilidade de fornecer sistemas de defesa aérea ao nosso país e ajude a acelerar as decisões relevantes a serem tomadas por nossos parceiros", afirmou Zelenskiy, dirigindo-se a Sunak.

"Um escudo aéreo 100% para a Ucrânia seria uma das defesas mais bem-sucedidas contra a agressão russa e isso é necessário agora", acrescentou.

Sem abordar diretamente o pedido, Sunak respondeu que os líderes reunidos em Riga vão "falar sobre a melhor forma de continuar a apoiá-lo e obter tudo o que você precisa".

Zelenskiy, em uma aparente crítica a Berlim, disse que "não há explicação" por que a Ucrânia não é abastecida por tanques Leopard de fabricação alemã, e pediu à Holanda, cujas forças usam os tanques, para "por favor, falar sobre esta decisão junto com seus parceiros".

"Para que nossas operações de defesa sejam mais bem-sucedidas, precisamos de veículos blindados, principalmente tanques", afirmou Zelenskiy. A Alemanha não faz parte do agrupamento e não esteve presente na reunião de Riga.