Topo

"Homem-Aranha francês" escala edifício em Paris em protesto contra reforma previdenciária

Alain Robert, de 60 anos, escala sem equipamento, usando apenas as mãos e um par de sapatos de escalada. - Reprodução/Twitter/Reuters
Alain Robert, de 60 anos, escala sem equipamento, usando apenas as mãos e um par de sapatos de escalada. Imagem: Reprodução/Twitter/Reuters

Noemie Olive e Clotaire Achi

Em Paris, França

19/04/2023 12h23

Um alpinista conhecido como "Homem-Aranha francês" escalou um arranha-céu de 38 andares em Paris nesta quarta-feira para demonstrar seu apoio aos manifestantes insatisfeitos com uma lei de aposentadoria que aumentará a idade em que as pessoas podem se aposentar na França.

Alain Robert, de 60 anos, escala sem equipamento, usando apenas as mãos e um par de sapatos de escalada.

"Estou aqui para mostrar meu apoio àqueles que se opõem à reforma previdenciária", disse ele à Reuters antes de iniciar sua ascensão ao edifício de 150 metros no distrito comercial de La Défense, em Paris.

"Estou aqui para dizer ao (presidente) Emmanuel Macron para voltar à terra... escalando sem rede de segurança."

Robert disse que a reforma previdenciária, que Macron sancionou no fim de semana após meses de protestos nas ruas, significa que, combinada com a perda de renda devido à pandemia da covid-19, ele teria que continuar trabalhando e escalando por mais tempo.

Sob a reforma, a idade de aposentadoria francesa aumentará gradualmente de 62 para 64 anos.

Robert escalou mais de 150 estruturas imponentes em todo o mundo, incluindo o Burj Khalifa de Dubai — o edifício mais alto do mundo — a Torre Eiffel e a Golden Gate Bridge de San Francisco.