Conteúdo publicado há 4 meses

Pelo menos 113 pessoas morrem em ataques na região central da Nigéria

O número de mortos nos ataques do fim de semana no Estado central nigeriano de Plateau subiu para 113, disse uma autoridade local nesta segunda-feira, em uma região onde os confrontos entre agricultores e pecuaristas são comuns.

Esse é o pior surto de violência em Plateau desde maio, quando mais de 100 pessoas foram mortas em ataques entre agricultores e pecuaristas.

A agência de notícias AFP citou o Exército nigeriano no domingo, dizendo que 16 pessoas foram mortas nos últimos ataques.

O presidente interino do governo local da Área de Bokkos do Estado de Plateau, Monday Kassah, disse que 113 pessoas foram mortas nos ataques de sábado e domingo.

"Os ataques foram bem coordenados. Nada menos que 20 comunidades diferentes foram atacadas pelos bandidos", disse ele.

"Recuperamos 113 cadáveres dessas comunidades. Recuperamos mais de 300 feridos."

Kassah não disse quem foi o responsável pelos ataques. Ele acrescentou que os feridos foram levados para o hospital.

Um porta-voz da polícia de Plateau não pôde ser contatado para comentar o assunto.

Plateau é um dos vários Estados do interior com diversidade étnica e religiosa conhecidos como Cinturão Médio da Nigéria, onde o conflito intercomunitário ceifou centenas de vidas nos últimos anos.

Continua após a publicidade

A violência é frequentemente retratada como um conflito étnico-religioso entre pecuaristas muçulmanos e agricultores principalmente cristãos. Mas as mudanças climáticas e a expansão da agricultura também são fatores importantes.

Deixe seu comentário

Só para assinantes