Ucrânia recebe US$1,5 bi em financiamento no âmbito do programa do Banco Mundial

(Reuters) - A Ucrânia recebeu uma parcela de 1,5 bilhões de dólares de financiamento ao abrigo de um programa do Banco Mundial, disse o primeiro-ministro Denys Shmyhal nesta sexta-feira, ajudando-a a pagar o seu orçamento e despesas sociais enquanto se defende contra a invasão russa.

A Ucrânia depende da ajuda financeira dos seus parceiros ocidentais, mas o financiamento estrangeiro diminuiu nos primeiros dois meses deste ano e um pacote de ajuda dos EUA foi bloqueado pelos republicanos no Congresso durante meses.

O novo bloco de ajuda do Banco Mundial foi financiado pelo Reino Unido e pelo Japão, disse Shmyhal.

"984 milhões de dólares vêm do Japão e 516 milhões de dólares do Reino Unido. Os fundos cobrirão gastos orçamentários para necessidades sociais e humanitárias e reconstrução", escreveu ele no X.

No início de março, a Ucrânia recebeu uma primeira parcela de ajuda de 4,5 bilhões de euros (4,9 bilhões de dólares) ao abrigo de um programa de financiamento provisório da União Europeia.

Kiev gasta a maior parte das suas receitas próprias para financiar os seus esforços de defesa desde a invasão russa em fevereiro de 2022, deixando Kiev fortemente dependente do financiamento dos parceiros ocidentais para cobrir as suas despesas sociais.

(Reportagem de Yuliia Dysa)

Deixe seu comentário

Só para assinantes