Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Zelensky acusa Rússia de alimentar corrida armamentista: 'Se vangloriam'

Durante o Fórum de Doha, Zelensky aproveitou para cobrar que o Catar apoie a Europa com mais produção de energia - Karim Jaafar/AFP
Durante o Fórum de Doha, Zelensky aproveitou para cobrar que o Catar apoie a Europa com mais produção de energia Imagem: Karim Jaafar/AFP

*

26/03/2022 09h29Atualizada em 26/03/2022 10h49

A Rússia alimenta a corrida armamentista ao destacar a potência do arsenal nuclear que detém, disse hoje o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, durante participação por vídeoconferência no Fórum de Doha, organizado pelo governo do Catar.

"Os russos se vangloriam do fato de serem capazes de destruir, com armas nucleares, não apenas um país, mas um planeta inteiro", declarou o presidente ucraniano em uma mensagem transmitida aos dirigentes presentes no evento.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Ele lembrou que a Ucrânia desmantelou arsenal nuclear que detinha nos anos 1990 e recebeu, na época, garantias de segurança "da parte dos países mais poderosos do mundo", incluindo a Rússia.

"Um dos países que deveria dar mais garantias de segurança para a Ucrânia está contra a Ucrânia. Este é um dos maiores exemplos de injustiça que pode existir", declarou.

Nesta semana, Moscou indicou que uma arma nuclear só seria utilizada na Ucrânia em caso de "ameaça" para a existência da Rússia. Os ocidentais não descartam um incidente químico ou nuclear provocado pelos bombardeios russos.

O presidente americano, Joe Biden, alertou na última quinta-feira (24), após participar de uma cúpula da Otan (Organização do Tratado Atlântico Norte), que a Aliança transatlântica "responderia" caso o presidente russo, Vladimir Putin, ordenasse o uso de armas químicas na Ucrânia.

Na mensagem de hoje, Zelensky também impulsionou os países produtores de energia a aumentarem a capacidade de produção, para que a Rússia não utilize os combustíveis como "um meio de chantagem."

Segundo ele, países como o Catar podem contribuir para a estabilização da Europa. "Eles podem fazer mais para reestabelecer a Justiça", declarou, lembrando que o país é um dos maiores produtores de gás liquefeito do mundo.

"Peço que aumentem a produção de energia para que todos na Rússia entendam que nenhum país pode utilizar a energia como arma e chantagear o mundo", declarou.

O presidente ucraniano também afirmou que nenhum país seria poupado de problemas no abastecimento no setor alimentar após a invasão da Rússia pela Ucrânia, um dos maiores produtores de cereais do mundo.

O Kremlin acusou os Estados Unidos de desenvolverem um programa de armamento químico e biológico na Ucrânia e, ontem, afirmou que as declarações de Biden tem o intuito de "desviar o foco" desse assunto.

Em Bruxelas, na Bélgica, Biden e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciaram a criação de um grupo de trabalho destinado a reduzir a dependência europeia de combustíveis fósseis russos.

A Ucrânia insiste na necessidade de "aumentar a pressão econômica" contra a Rússia e Belarus, aliado de Moscou.

Os 27 membros da União Europeia entraram em acordo para a realização de compras conjuntas de gás para o bloco, com o objetivo de conter a alta dos preços potencializada pela guerra na Ucrânia.

* Com informações da AFP