Tempestade Beryl volta a virar furacão e chega no Texas
Beryl ganhou intensidade durante a noite de domingo (7) e se tornou novamente um furacão, atingindo o Texas com ventos de cerca de 130 km/h e causando fortes chuvas, inundações e quedas de energia.
"O centro de Beryl atingiu a costa perto de Matagorda", um resort no sudoeste de Houston, de acordo com um boletim do Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) emitido às 4h, horário local.
"Beryl está progredindo para o interior do leste do Texas. Em algumas áreas do estado, causou tempestades e chuvas fortes que podem ser mortais", acrescentou o NHC em outro boletim emitido uma hora depois, chamando atenção para as rajadas de ventos "significativas".
Na madrugada desta segunda-feira, cerca de 250 mil moradores ficaram sem energia no Texas.
O furacão havia sido rebaixado para uma tempestade tropical depois de deixar pelo menos sete mortos e no Caribe e na Venezuela. Agora ele está sendo considerado um furacão de categoria 1 - o mais baixo - com ventos que variam de 119 a 153 km/h.
O NHC também emitiu um alerta de tornado para algumas regiões do Texas, incluindo Houston. "Temos que levar Beryl muito a sério", alertou seu prefeito, John Whitmire.
Na manhã desta segunda-feira, a cidade foi atingida por fortes chuvas, acompanhadas de rajadas de vento. Imagens filmadas na noite de domingo por um caçador de furacões da cidade de Sargent, perto de Matagorda, mostraram fortes chuvas e inundações costeiras.
"A combinação de tempestade e maré causará inundações em áreas normalmente secas perto da costa", alertou o NHC.
As autoridades do condado de Nueces, onde está localizada a cidade portuária de Corpus Christi, pediram aos turistas que vieram aproveitar as praias que deixassem a cidade, enquanto o condado vizinho de Refugio - que ainda não se recuperou totalmente do furacão Harvey em 2017 - emitiu uma ordem de evacuação obrigatória no sábado.
A cidade de Galveston, a sudeste de Houston, ordenou uma retirada voluntária para algumas áreas, com vídeos postados nas redes sociais mostrando filas de carros deixando a cidade.
O governador interino do estado, Dan Patrick, pediu aos texanos que fiquem alertas, ouçam as autoridades locais e deixem a zona de perigo, se possível.
Fenômeno climático precoce
"Esta tempestade será mortal para as pessoas diretamente em seu caminho", disse o governador em uma coletiva de imprensa organizada pelos serviços de emergência do estado.
A Casa Branca disse no domingo que estava monitorando a situação. De acordo com o NHC, Beryl deve se mover para o leste do Texas na segunda-feira, antes de continuar para o Mississippi e Ohio na terça e quarta-feira.
"Esperamos um enfraquecimento constante a rápido à medida que (Beryl) se move para o interior, e se torna uma tempestade tropical novamente mais tarde e depois uma depressão tropical na terça-feira", segundo o serviço de previsão.
Newsletter
DE OLHO NO MUNDO
Os principais acontecimentos internacionais e uma curadoria do melhor da imprensa mundial, de segunda a sexta no seu email.
Quero receberBeryl é o primeiro furacão da temporada no Atlântico, que vai do início de junho ao final de novembro, e está sendo considerado "potente" e "precoce".
Os cientistas dizem que a mudança climática, ao aquecer as águas oceânicas, torna mais provável que as tempestades se intensifiquem rapidamente e aumentem o risco de furacões.
(Com informações da AFP)
Deixe seu comentário