Topo

Cinco pacientes feridos em incêndio em Santa Maria (RS) recebem alta; outros 59 seguem em estado grave

Do UOL, em São Paulo

01/02/2013 18h20

Cinco pacientes feridos no incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), que estavam internados em hospitais de Porto Alegre receberam alta nesta sexta-feira (1º). Foi o que informou o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, durante coletiva de imprensa.

 

Entre aqueles que tiveram alta, está Roberto Cardoso Tavares, 45, que trabalhava como segurança na casa noturna. 

Outras 119 pessoas, segundo Simoni, permanecem internadas em hospitais de cinco cidades gaúchas. Entre esses pacientes, há ainda 59 em estado grave que respiram com a ajuda de ventilação mecânica.

Na quinta-feira (30), por volta das 22h, foi registrada a segunda morte entre os pacientes hospitalizados. Trata-se de Matheus Rafael Raschen, 20, nascido em Santa Cruz e morador de Santa Maria, que estava internado no Hospital Pronto Socorro de Porto Alegre. Com esta morte, subiu para 236 o número de vítimas fatais em decorrência da tragédia.

A psicóloga Ana Carolina Rios afirmou que os familiares das vítimas estão recebendo apoio em Saúde Mental, a partir do Núcleo de Atenção Psicossocial, que é "composto por 164 profissionais, entre psicólogos, psiquiatras, médicos clínicos, enfermeiros entre outros".

Fazem parte do núcleo servidores da Secretaria Estadual da Saúde, do Ministério da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria e profissionais voluntários de todo o país.