Topo

Pane afeta circulação, e passageiros depredam trens na zona norte do Rio

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/08/2013 07h36Atualizada em 29/08/2013 15h53

Passageiros da SuperVia, concessionária responsável pelo transporte ferroviário no Rio de Janeiro, depredaram trens com pedras e pedaços de pau, nesta quinta-feira (29), na zona norte da cidade, depois de uma pane que afetou a circulação nos ramais Japeri e Santa Cruz.

O caos foi provocado por uma falha na rede aérea dos trens. Os três trens que apresentaram problemas seguiam em direção à estação Central do Brasil, na zona portuária. A circulação foi paralisada por volta das 6h20 de hoje. As estações que haviam sido fechadas reabriram por volta das 9h20. O sistema foi normalizado às 11h50.

Os passageiros precisaram desembarcar na via e caminhar até a plataforma. Por medida de segurança, segundo a SuperVia, as estações dos ramais Deodoro, Santa Cruz e Japeri ficaram fechadas entre 8h e 8h40.

Irritados com a pane, alguns passageiros tentaram quebrar as vidraças dos trens. Eles também ocuparam as vias com o objetivo de interromper a circulação e arremessaram pedras e pedaços de madeira nas composições.

A SuperVia informou que acionou o Grupamento de Polícia Ferroviária e os batalhões da área. Em nota, a empresa afirmou que os maquinistas das outras composições foram orientados a reduzir a velocidade ao passarem pelos locais onde havia ações de vândalos.