Topo

Polícia diz que 'Maníaco das Torres' confessou assassinatos em Maringá

Roneys Firmino Gomes confessou a série de assassinatos, segundo a Polícia - André Almenara/Paraná Portal
Roneys Firmino Gomes confessou a série de assassinatos, segundo a Polícia Imagem: André Almenara/Paraná Portal

Carlos Ohara

Do UOL, em Maringá (PR)

31/07/2015 18h06

A Polícia Civil de Maringá (PR) informou na tarde desta sexta-feira (31) que Roneys Fon Firmino Gomes, de 40 anos, detido no dia anterior (30), confessou  ser o autor de assassinatos de garotas de programa na cidade. 

Em depoimento na Delegacia de Homicídios em Maringá, Gomes admitia ser o autor de seis mortes. Desde 2010, a polícia registrou o assassinato de oito garotas de programa na cidade em situações semelhantes - as vítimas eram estranguladas, esfaqueadas e abandonadas com a barriga para cima.

Os corpos, nus, eram deixados em uma área de plantio de soja e milho às margens da PR-317, próximo à torres de transmissão de energia. Na cidade, o autor dos crimes, até então desconhecidos, passou a ser conhecido como "Maníaco das Torres".

Durante o depoimento ao delegado Diego de Almeida, Gomes justificou os crimes por conta da raiva que sentia pelo fato de sua mãe ter sido prostituta, e de ter convivido com essa situação em sua infância. Também explicou que matava quando as garotas de programa recusavam suas "exigências sexuais". Após estrangular as vítimas, contou que "rezava pela alma delas".

Procurado nos últimos cinco anos, o "Maníaco das Torres" foi preso na tarde de quinta-feira (30) quando se apresentou em uma delegacia, em Maringá, atendendo a uma intimação. Durante as investigações da morte da última vítima - Mara Josiane dos Santos, 36 anos, assassinada na segunda-feira (27) - a polícia descobriu um pedaço de tinta automotiva na cor azul metálico próximo ao corpo.

Verificando as câmeras de segurança e radares de velocidade na região, os policiais localizaram a passagem de uma BMW, modelo 325 I, que foi multado por excesso de velocidade, na madrugada de segunda-feira. Com a verificação das placas, foi possível encontrar o endereço do então suspeito.

Gomes não foi encontrado em casa no dia seguinte ao crime, e foi intimado para colaborar em uma suposta investigação sobre tráfico de drogas no bairro onde mora. Ele se apresentou acompanhado de duas irmãs e uma mulher de 21 anos. Durante a averiguação, a jovem disse que estava com Gomes no período em que Mara dos Santos morreu. Ao saber que havia suspeita de assassinato contra Gomes, a garota voltou atrás e contou mentiu a pedido dele.

O BMW foi localizado da casa de Gomes, e policiais constataram que o pedaço de tinta encontrado na cena do crime batia com a pintura do veículo.

Vítimas

Em dezembro de 2010, o corpo de Ednalva José da Paz, de 19 anos, foi o primeiro a ser encontrado na região onde Gomes abandonou o corpo de Mara nesta semana. Em março de 2012, outro corpo foi encontrado no local e a vítima, que também atuava na prostituição, ainda não foi identificada.

Em maio de 2012, a polícia encontrou o corpo de Silmara Aparecida de Melo, 33 anos, também na mesma posição de outras vítimas. Em agosto de 2013, mais um corpo  não identificado foi encontrado perto da estrada PR-317. Em junho de 2014, com cortes na garganta e na virilha, o corpo de Lais Caroline Rodrigues da Silva, de 15 anos, foi achado.

Um mês depois, novo corpo abandonado apareceu, que ainda permanece sem identificação foi encontrado na região. Em março deste ano, Ariele Natália da Silva, de 24 anos, foi localizada morta, após ser esfaqueada no tórax. Na última segunda-feira, o corpo de Mara Josiane dos Santos, 36 anos, foi o último a ser encontrado.