Topo

"Ele atirou em quem aparecia pela frente", diz testemunha de tiroteio que deixou 12 mortos nos EUA

Do UOL*, em São Paulo

20/07/2012 09h30Atualizada em 20/07/2012 13h12

Testemunhas do tiroteio que deixou ao menos 12 mortos e mais de 30 feridos em um cinema no Estado do Colorado, nos Estados Unidos, relataram que o atirador agiu “calmamente” antes de abrir fogo na madrugada dessa sexta-feira (20). As vítimas assistiam à estreia do filme “Batman, o Cavaleiro das Trevas Ressurge” em uma sessão especial que havia começado à meia-noite, no subúrbio de Denver.

Segundo a rede de TV americana CNN, a polícia revisou e corrigiu o número de mortos inicialmente divulgado, 14. Entre os feridos, segundo o hospital da Universidade do Colorado, há um bebê de apenas três meses de idade. O número de vítimas não fatais também foi corrigido --inicialmente, estava em 50 feridos.

Hoje de manhã, o porta-voz do FBI, Jason Pack, disse à rede de TV CNN que o caso não parece estar relacionado a um ato de terrorismo. Já o chefe de polícia Dan Oates, que confirmou o número de mortos e feridos, disse não haver evidências de um segundo atirador.

Segundo testemunhas relataram à BBC, o atirador estava mascarado e lançou uma bomba com um gás não identificado antes de abrir fogo contra a multidão. Uma delas, que estava dentro da sala atacada, chamada Pam, disse que 30 ou 40 minutos depois do início do filme um homem entrou pela porta direita que ficava perto da primeira fila.

"Ele atirou no ar, então comecei a ouvir o 'bang, bang, bang' de um revólver. Eu engatinhei, abaixada entre a fila de cadeiras, e por sorte estava perto da saída, então consegui escapar rapidamente. Ouvi mais tiros à medida que fugia", disse a testemunha. "Tenho quase certeza que ele estava usando uma máscara. Ele jogou um cilindro para o alto, podia ser uma bomba de gás, ou de gás lacrimogêneo", disse.

À CNN, outra testemunha declarou que o homem "subiu calmamente as escadas (da sala de cinema) atirando em quem aparecia pela frente".

Vídeo mostra pessoas saindo de cinema onde atirador matou 12

Atirador estava fortemente armado, diz polícia

O porta-voz do departamento de polícia de Aurora, Frank Fania, disse que o homem, um jovem de pouco mais de 20 anos, portava uma espingarda, uma escopeta, uma pistola e um colete à prova de balas. Os motivos da ação ainda são desconhecidos.

"As testemunhas disseram que o homem apareceu na parte da frente da sala, mas não está claro se ele apareceu por detrás da tela ou por uma das portas, e começou a disparar", acrescentou Fania.

Em entrevista À CNN, Fania declarou que o rapaz não resistiu à voz de prisão. "Ele não resistiu. Ele não colocou uma luta", disse.

 Centenas de pessoas foram ao cinema com fantasias dos personagens da série para assistir o filme.

Onde foi o tiroteio

"Nunca poderemos compreender", diz Obama

O presidente Barack Obama pediu aos norte-americanos que o tiroteio seja “um lembrete” de que “estamos unidos como uma só família americana”. “Nós nunca poderemos compreender o que leva alguém a aterrorizar os demais seres humanos assim", classificou.

Mais cedo, em um comunicado, o presidente --que está em campanha pela reeleição --afirmara que ele e a primeira-dama, Michelle, estavam “chocados e entristecidos com o trágico e horroroso tiroteio em Colorado".

Local é próximo de palco de outro massacre

O cinema em Aurora fica a 32 quilômetros da escola Columbine, onde dois estudantes mataram a tiros 13 colegas em 1999. Adolescentes, Dylan Klebold e Eric Harris se armaram com armas e bombas e abriram fogo dentro da escola. Além dos 13 mortos, eles feriram outras 23 pessoas antes de se matar.

O incidente de hoje em Denver foi o maior ataque a tiros nos EUA desde 2007, quando o estudante Seung-Hui Cho matou 32 pessoas no campus da faculdade de Virginia Tech antes de se matar. 

Polícia reforça segurança em NY

Em Nova York, a polícia decidiu reforçar a segurança nos cinemas da cidade onde está sendo exibido o filme de Batman após o tiroteio no Colorado.

"Após o atroz tiroteio no Colorado, o Departamento de Polícia de Nova York está fornecendo cobertura aos cinemas que exibem o filme nos cinco distritos da cidade", disse o chefe da polícia, Raymond Kelly, em um comunicado.

A medida foi tomada "como uma precaução contra imitadores e para melhorar os níveis de conforto das pessoas que querem ir ao cinema", explicou Kelly. (* Com agências internacionais)