Topo

Suspeito de massacre em cinema de Colorado (EUA) é mantido em solitária

Investigadores da polícia americana apreendem computadores do apartamento de James Holmes, 24, suspeito de ter assassinado 12 pessoas e ferido outras 59 em um cinema em Aurora, Colorado (EUA), na última sexta-feira (20) - Jeremy Papasso/Reuters
Investigadores da polícia americana apreendem computadores do apartamento de James Holmes, 24, suspeito de ter assassinado 12 pessoas e ferido outras 59 em um cinema em Aurora, Colorado (EUA), na última sexta-feira (20) Imagem: Jeremy Papasso/Reuters

Do UOL, em São Paulo

22/07/2012 12h20

James Holmes, suspeito de ser o autor do massacre cometido em um cinema de Aurora, no Colorado (EUA), está sendo mantido em uma solitária "para sua própria proteção", informou o departamento de polícia do condado de Arapahoe. Holmes terá sua primeira aparição perante um tribunal federal já na próxima segunda-feira (23).

A polícia achou explosivos, material incendiário, líquidos inflamáveis e outros elementos dentro do apartamento que Holmes ocupava desde maio de 2011, por isso os agentes consideraram que Holmes atuou de maneira "calculada e deliberada". 

Na madrugada de sexta-feira (20), Holmes entrou numa sala onde estava sendo exibido o filme "Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge" e disparou contra a plateia, matando 12 pessoas. Os disparos efetuados atravessaram as paredes e atingiram pessoas na sala ao lado. A polícia chegou em 90 segundos e pouco depois havia 200 agentes no local.  

A aguardada estreia do último filme do super-herói levou muitos fãs - principalmente adolescentes e jovens adultos - a irem à sala fantasiados, o que teria permitido ao agressor entrar despercebido com as armas e a máscara anti-gás. Holmes disparou com um fuzil AR-15, uma escopeta Remington e uma pistola automática Glock.  

Entre as 12 vítimas fatais de Holmes estão Veronica Moser, de apenas 6 anos, o soldado Matt McQuinn, 27, que morreu tentando proteger a namorada, a candidata a comentarista esportiva Jessica Ghawi e o barman Alex Sullivan, que comemorava seu 27º aniversário. (Com agências internacionais)