França celebra primeiro casamento gay do país
Sob o olhar atento de 500 convidados, Vincent Autin, 40, e Bruno Boileau, 30, se casaram nesta quarta-feira (29), na cidade francesa de Montpellier. Eles se tornaram o primeiro casal homossexual a se casar no país.
A cerimônia foi celebrada pela prefeita da cidade, a socialista Hélène Mandrou. Em 2011, a prefeita casou, simbolicamente, dois homossexuais.
"É um grande prazer para mim declará-los casados perante a lei", afirmou Mandrou.
Mandroux, diante de um retrato de Hollande e ao lado do busto de Marianne (símbolo da República) destacou o 'momento histórico' que significa o casamento entre pessoas do mesmo sexo e citou os precedentes de Portugal e da Espanha na autorização desse tipo de união.
Os noivos, usando terno escuro - Boileau com gravata borboleta e Autin com gravata - foram aplaudidos pelos convidados.
O casamento foi transmitido ao vivo por diversos canais de televisão franceses e acompanhado por centenas de pessoas na praça principal de Montpellier.
A segurança foi reforçada para a cerimônia já que as autoridades temiam que os arredores da prefeitura, onde o casamento ocorreu, se transformassem em palco de mais protestos. A vigilância policial, com cerca de cem agentes, foi ordenada pelas autoridades em meio à polêmica que ainda cerca a lei.
No domingo (26), os adversários do casamento gay organizaram um grande protesto em Paris, que acabou com combates entre os policiais e membros de extrema-direita. (Com agências internacionais)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.